Você usa o Google+? Se a resposta for sim, você está entre uma pequena quantidade de usuários brasileiros que acessam a rede social do Google – é bem mais provável que alguém entre no Yahoo! Respostas do que no Google+.

Números do Serasa Experian divulgados pela Folha sobre a audiência de redes sociais no Brasil falam algumas coisas que já sabemos – o Facebook (66,54%) e o YouTube (18,48%) dominam os acessos – mas tem alguns dados curiosos. E não é só sobre o Google+.

O Orkut se mantém vivo, e foi acessado por 2,2% dos brasileiros em abril deste ano, seguido pelo ask.fm (2,1%). O Yahoo! Respostas é o quinto serviço mais visitado com 1,8%, superando até o Twitter (com 1,75%).

E o Google+ aparece em nono. Antes dele ainda estão o Badoo (1,05%!) e o Bate-papo UOL (0,84%). Só então o Plus aparece, com 0,78% das visitas, ainda à frente do Windows Live Home, com 0,57%, que fecha os dez mais visitados.

Em comparação com abril do ano passado, a queda do Orkut é impressionante: ele tinha 21,29% de mercado e agora tem 2,2%. A antiga rede social do Google que por anos foi a mais acessada por aqui está cada vez mais parecida com uma cidade fantasma – apesar de, como mostram os números, é menos fantasma do que o Google+.

O cenário das redes sociais no Brasil é um tanto estranho. Ninguém discute que o Facebook domina os acessos, mas é engraçado ver serviços como o Yahoo! Respostas à frente do Twitter, ou até mesmo que o Google+ está atrás do Bate-papo UOL. [Folha]