O Chrome vai carregar páginas mais rápido graças a um novo algoritmo de compressão

O Google desenvolveu um novo algoritmo de compressão para reduzir páginas da web até 25% a mais do que o Chrome faz atualmente.

Se você gosta do Chrome mas não acha que ele é rápido o suficiente para carregar páginas, temos uma boa notícia. O Google desenvolveu um novo algoritmo de compressão para reduzir páginas da web com um desempenho 25% melhor.

O novo algoritmo, chamado Brotli, foi projetado para substituir o atualmente usado pelo Chrome, conhecido como Zopfli. (O Google nunca foi muito bom para dar nome a essas coisas — neste caso, Brötli quer dizer “pão pequeno” em alemão suíço.) Ele está sendo projetado há algum tempo, mas o código está pronto para ser distribuído, de acordo com Ilya Grigorik, engenheiro do Google.

A empresa diz que usa um “formato de dados completamente novo” que consegue reduzir o conteúdo de uma página de forma considerável — aparentemente espremendo HTML, CSS e JavaScript entre 17% e 25% a mais do que o Zopfli.

Ele faz isso enquanto também atinge velocidades de descompressão comparáveis ao atual, o que, não é surpresa ouvir, “permite uma melhor utilização de espaço e carregamentos de página mais rápidos”. O Google também prevê que a novidade irá trazer “benefícios para os usuários móveis, como menor consumo de dados e uso reduzido de bateria”. Parece bom, não?

O código está sendo preparado para a fase de distribuição, o que quer dizer que ele deve aparecer no Chrome logo, logo. Boas notícias para quem não gosta de esperar.

[Google via Engadget]

Imagem: Graham Smith

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas