O clima para junho: previsão do tempo e a data do solstício de inverno

No mês de junho, 3 frentes frias devem passar sobre o Brasil, causando clima com queda acentuada nas temperaturas em várias regiões do país
O clima para junho: previsão do tempo e a data do solstício de inverno
Imagem: Unsplash/Reprodução

Prepare-se para o frio! Durante o mês de junho, três frentes frias importantes devem passar sobre o Brasil. Esses fenômenos devem causar uma queda acentuada nas temperaturas em diversos pontos do país, com um clima frio acima da média na maioria das áreas de Minas Gerais e no interior do Nordeste. As informações são do Climatempo.

whatsapp invite banner

Além disso, o Sul do Brasil vai sentir mais o frio: durante a passagem do ar polar destas frentes frias, pode haver episódios de geada ampla e temperaturas negativas. As serras catarinense e gaúcha também podem ser afetadas pela precipitação invernal.

Além do Sul, as regiões Sudeste e Centro-Oeste devem ser mais impactadas pelo frio. A massa polar pode chegar ao Acre e Rondônia, causando o fenômeno da friagem.

A primeira frente fria forte de junho só deve começar a influenciar o clima do Brasil mais perto do fim da primeira quinzena. Posteriormente, a segunda frente fria deve passar pelo país por volta do dia 20, e a última no final do mês.

Neste mês, acontece ainda o solstício de inverno, que marca o início da estação. O inverno deve chegar no dia 21 de junho, às 11h58, conforme o IAG-USP (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo).

Como será o volume de chuva em junho

A climatologia aponta que junho será um mês de pouquíssima chuva sobre praticamente todo o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Também ocorre redução da frequência das precipitações na parte sul da Região Norte, incluindo Acre, Rondônia, Amazonas e Pará, além de Tocantins. A chuva diminui também pelo interior do Nordeste. No litoral leste, por outro lado, deve ser registrado aumento na precipitação.

Entretanto, o mês deve acabar com clima de chuva abaixo ou dentro da média na maioria das áreas do país. Contudo, deve chover um pouco acima do normal para o mês ao norte do Rio Grande do Sul, abrangendo Paraná, Santa Catarina e parte de São Paulo. Isso também inclui alguns pontos no Mato Grosso do Sul, no Rio De Janeiro, no Espírito Santo e no leste de Minas Gerais.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas