_Cultura

O desempenho frustrante de “Avatar 2” no Oscar 2023

Na cerimônia do Oscar 2023, “Avatar: O Caminho da Água” venceu apenas o prêmio de Melhor Efeito Visual, das quatro categorias que concorria. O diretor James Cameron sequer compareceu

Avatar

Imagem: Divulgação/20th Century Studios

“Avatar: O Caminho da Água” já ultrapassou os US$ 2,2 bilhões em arrecadação de bilheteria globalmente. O sucesso da sequência de James Cameron é incontestável e os números mostram isso. Porém, não foi o suficiente para agradar aos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O longa conquistou apenas um Oscar dos quatro que disputou

A lista divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, colocou a trama na disputa pelo prêmio nas categorias “Melhor Filme”, “Melhor Design de Produção”, “Melhor Som” e “Melhores Efeitos Visuais. Conquistou apenas o último. 

Se voltarmos no tempo, o “Avatar” original recebeu nove indicações ao Oscar em 2010, incluindo categorias como “Melhor Filme” e “Melhor Direção”, para James Cameron. Naquele ano, a produção conquistou um total de três estatuetas: “Melhor Fotografia”, “Melhor Design de Produção” e “Melhores Efeitos Visuais”.

O desempenho de “Avatar 2” no Oscar 2023 foi tão frustrante, que James Cameron sequer compareceu à premiação. Paralelamente à ausência, piadas não foram poupadas pelo apresentador Jimmy Kimmel [via Variety]. Ele mencionou a falta de Tom Cruise e do cineasta na cerimônia, brincando: “Sabe, Tom e James Cameron não apareceram esta noite. Os dois caras que insistiram que fôssemos ao teatro, não vieram ao teatro”, afirmou.

Abordando o desprezo de James Cameron na categoria de melhor diretor por “Avatar: O Caminho da Água”, Kimmel ainda brincou. “Quero dizer, como a Academia não indica o cara que dirigiu ‘Avatar 2’? O que eles pensam que ele é, uma mulher?”, fazendo referência a ex-esposa de James, Kathryn Bigelow, também cineasta, que venceu o prêmio por “Guerra ao Terror” em 2010, mesmo ano que o longa original concorreu. 

“Avatar: O Caminho da Água” concorre ao Oscar 2023 em 4 categorias – Imagem: Divulgação/20th Century Studios

Onde assistir “Avatar: O Caminho da Água”? 

Há quase três meses em cartaz nos cinemas, “Avatar: O Caminho da Água” conquistou o posto de terceira maior bilheteria da história, com uma arrecadação global de US$ 2,293 bilhões, segundo dados do site Box Office Mojo. Com tamanho sucesso, a 20th Century Studios não pensa em trazer a produção para o streaming nem tão cedo. 

Por enquanto, quem quiser ver “Avatar: O Caminho da Água” antes da 95ª edição do Oscar vai precisar se locomover até as salas de cinema mais próximas. Vale lembrar que apesar de ainda não ter data para sair das telonas e chegar ao streaming, o segundo filme da franquia será disponibilizado no Disney+ quando deixar o circuito cinematográfico. 

Ainda segundo informações da Variety, o épico longa de ficção científica estará disponível para compra ou aluguel em 28 de março, no para Prime Video, Apple TV , Vudu e Movies Anywhere. As edições digitais estarão disponíveis em qualidade 4K Ultra HD com áudio Dolby Atmos. Além do lançamento digital, “O Caminho da Água” virá com mais de três horas de conteúdo bônus adicional, explorando o mundo de Pandora e o processo de produção único do filme.

“Avatar: O Caminho da Água” concorre ao Oscar 2023 em 4 categorias – Imagem: Divulgação/20th Century Studios

A franquia “Avatar”

Outras sequências do longa estão planejadas, mas dependem do desempenho financeiro de “O Caminho da Água”. Caso aconteça, o terceiro filme da franquia chegará em dezembro de 2024, com “Avatar 4” em 2025 e “Avatar 5” em 2028.

James Cameron já adiantou que o elemento fogo e duas novas culturas seriam introduzidas na próxima sequência. Além disso, revelou que Lo’ak (Britain Dalton), personagem que é o filho do meio de Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldaña), será o narrador do próximo longa. O diretor também confirmou que o quarto e quinto filmes da franquia terão novos narradores, sendo cada filme contado através do ponto de vista de diferentes personagens.

Finalmente, o primeiro “Avatar”, de 2009, está disponível no Disney+. Enquanto isso, “Avatar: O Caminho da Água”, continua em cartaz nos cinemas desde 15 de dezembro. Para continuar no clima dos Na’Vi, que tal aprender as principais palavras usadas pelo povo de Pandora no longa? Relembre o trailer da produção: 

Sair da versão mobile