A imagem acima foi criada pelo Open Signal Maps para visualizar a distribuição de dispositivos que usam o app deles. São quase 4.000 dispositivos Android distintos que rodaram o mesmo app do Google Play. Isto significa diversidade ou fragmentação? O Open Street Maps responde.
Para eles, é ótimo para os usuários que o Android consiga atingir tantos níveis de preço e aparelhos. Mas para os desenvolvedores, as diferentes proporções de tela, hardware interno e ROMs customizadas “criam algumas dificuldades” – eles acabam perdendo tempo com dispositivos que poucos usam.
Eles concluem que “testar o app nos aparelhos mais populares da Samsung e HTC leva você longe” – elas são as duas maiores fabricantes nos números que o Open Street Maps coletou. A fragmentação de telas deve piorar, segundo eles, mas o Android tem bom suporte a diferentes tamanhos de tela. O problema ainda sem solução é a fragmentação de APIs – ou seja, as diferentes versões do Android.
Este é o calcanhar de Aquiles da plataforma: atualizar os aparelhos para a versão mais recente. “É surpreendente como houve uma mudança tão pequena” em 12 meses, dizem eles: a maioria dos aparelhos roda Android 2.3.x, seguido pelo Android 2.2. O Ice Cream Sandwich, no entanto, já tem 8,9% de participação. Isto vale apenas para este app, claro: no geral, o ICS tem apenas 4,9% de participação.
O Open Street Maps coletou dados de 681.900 usuários que baixaram o app no Google Play nos últimos 6 meses. Isto resulta em quase 4.000 dispositivos, mas o número pode ser maior que o real devido a ROMs customizadas, que trocam o nome do aparelho pelo da ROM. No total, aparecem 1.363 aparelhos (e ROMs customizadas), dos quais “a maioria são de fato dispositivos reais”, só que pouco populares. E o mais popular? É o Samsung Galaxy S II. [Open Signal Maps via The Verge]