Depois de 25 anos, a Netflix anunciou que encerrará o aluguel de DVDs a partir de 29 de setembro. O serviço foi o primeiro oferecido pela companhia, que se tornou a maior plataforma de streaming do mundo, mas não estava disponível no Brasil.
“Nosso objetivo sempre foi fornecer o melhor serviço para nossos membros, mas como o negócio continua diminuindo, isso se tornará cada vez mais difícil”, escreveu o CEO Ted Sarandos em um post no blog da Netflix, publicado na terça-feira (18).
O aluguel de DVDs ficará disponível até 29 de setembro, com possibilidade de devolução até 27 de outubro.
A locação de filmes foi o berço da Netflix. No começo, em 1997, a empresa vendia e alugava DVDs, que eram enviados pelo correio em Nova York.
A partir de 1999, os fundadores Reed Hastings e Marc Randolph, que saiu em 2002, criaram um serviço de assinatura que oferecia a possibilidade de alugar DVDs ilimitados sem data de devolução, multa por atraso ou limite mensal.
Segundo a Netflix, o primeiro DVD locado da empresa foi o do filme “Beetlejuice: Os Fantasmas se Divertem”, em 10 de março de 1998. Desde então, a empresa emprestou mais de 5,2 bilhões de discos nos EUA.
A empresa disse que o mais alugado de todos os tempos foi “Um Sonho Possível”, de 2009, com Sandra Bullock e Quinton Aaron. Ao todo, mais de 40 milhões de usuários assinaram o programa de locação da companhia.