Então, você quer um smartphone novo, desses top, não é? Nós temos uma dica: não compre um agora. Faz pouco sentido. Aguente mais um pouco. Independente da sua plataforma favorita, é preciso ter paciência. Veja por quê:

 

Você quer um Android

Em novembro teremos o Razr no Brasil e o Galaxy Nexus lá fora. Hoje, o Nexus S é facilmente encontrável no MercadoLivre, e mesmo que a Samsung não lance o grandalhão do Galaxy Nexyus aqui (o que é bem provável), o Google Phone definitivo chegará de alguma forma pelas mãos de aventureiros que assinalaram “nada a declarar” na alfândega. O Galaxy S II é um smartphone espetacular e deve receber o Ice Cream Sandwich, mas mesmo em se tratando do melhor Android do ano vale esperar só mais um pouquinho – o preço dele já está caindo e será interessante compará-lo com as opções vindouras.

 

Você quer um Windows Phone 7

O HTC Ultimate é tão interessante quanto diferente. Ele pode ser surpreendente ou esquisito demais, tanto pelo sistema operacional quanto pelo tamanho. Ele é grande, então informe-se um bocado (lendo o nosso review em breve) para saber se é isso mesmo que você quer. E uma espera de um ou dois meses pelo menos dará tempo de o Marketplace do Zune subir o nível – atualmente ele é bem limitado, comparativamente. E se você se decidir pelo sistema, provavelmente a Samsung chegará com um modelo mais barato e menor, e eu aposto várias fichas que o melhor smartphone com Windows Phone 7 será o da Nokia. Mas ele chegará aqui só no início de fevereiro, pelas nossas informações. De uma forma ou de outra, espere.

 

Você quer um iPhone

O 4S é bem animal e estamos loucos para por as mãos nele. Se você tem e gosta do 3GS, ou o dinheiro está sobrando ou o seu iPhone 4 já está com as costas quebradas (grandes chances!), espere-o chegar oficialmente aqui (nossa previsão: fim de novembro) e resista à tentação de pagar horrores no MercadoLivre. Mas se você é mais desencanado e tem um iPhone 4, saiba que o upgrade não é tão significativo – a não ser que você leve fotos muito a sério. É claro que as coisas estão mais rápidas, mas o(a?) Siri tem aparentemente poucas funções aqui e os melhores avanços já estão disponíveis no iOS5, para todos os aparelhos. Se você não entrou no mundo dos smartphones e se interessa pela Apple, uma boa pedida e esperar para ver quando que o iPhone 4 nacional de 8 GB vai custar – pode ser um ótimo custo-benefício.

 

Você quer um N9

Sério? Por quê? Sim, eu entendo que ele é lindo, tem uma proposta maluca sem botões, e as resenhas são um misto de “você tinha tanto potencial” quanto “que pena que está morto”. Mas resista à tentação. Muita coisa do bacana da proposta do Meego aparece de outra forma no Windows Phone e mesmo no Ice Cream Sandwich, que certamente terão mais futuro como plataforma. É uma bela prova de conceito do que a Nokia conseguiria fazer independentemente. Mas chegou tarde demais. Se você quer mesmo um, espere. Da mesma forma que o N8 caiu o preço pela metade, pode acontecer algo parecido com o N9 – aí será uma ótima pedida.

 

Resumindo: passe longe das lojas das operadoras e desligue o telefone quando a moça do telemarketing disser “tenho uma proposta pra você”. O fim do ano vai ter ótimas opções, mas será melhor quando todas elas estiverem disponíveis, independente do seu credo. UPDATE: Calma, gente, estamos falando das melhores alternativas de cada plataforma. Vamos fazer outra lista de coisas mais básicas.