Um dos fatores que limita a integração dos eletrônicos da nossa casa à chamada Internet das Coisas é o tamanho do modem moderno. Mas com esse novo modem minúsculo da Intel, qualquer coisa maior do que uma moeda poderá ganhar conectividade celular.

O XMM 6255 tem apenas 300 mm², sendo ideal para microsensores do tamanho de botões e vestíveis pequenos, como smartwatches. Além disso, ele foi projetado para funcionar em ambientes de baixa conectividade como garagens e áreas remotas. Ele utiliza um transceiver Intel SMARTi UE2p com 7,2 Mbps de download e 5.76 Mbps de upload.

h6ux8zfvtsqqhmuafhqo

“Não é apenas o tamanho dele”, diz Sergis Mushell, diretor de pesquisa na empresa analítica Gartner, à BBC. “O que a Intel está fazendo é ir atrás de uma fatia significativa do mercado da Internet das Coisas, onde a conectividade é o mais importante. Ter conectividade é essencial para o portfólio de produtos.”

Proteções térmicas, de voltagem e corrente são integradas ao chip – há espaço até para um transceiver GPS adicional – o que significa que ele pode ser usado em uma enorme variedade de produtos e aplicações, tanto comerciais quanto voltadas para pesquisas. [Intel 12 – BBC News]

Imagem de topo: Hasloo Group Production Studio