A Aol lançou um novo cliente de email baseado na nuvem chamado Alto e ele consegue algo aparentemente impossível: tornar o email… bonito.

Este não é um novo serviço de email. Em vez disso, o Alto é um cliente baseado na web que pode ser usado por qualquer um com uma conta de email da Aol, Gmail, Yahoo! ou iCloud. Você simplesmente faz login com sua conta de email já existente e o cliente faz uma mágica na sua caixa de entrada.



Ele dá uma abordagem bastante gráfica ao email, pegando imagens anexadas em mensagens para criar uma configuração bem agradável aos olhos. É um conceito interessante e o cliente certamente apresenta alguns recursos espertos.

Por exemplo, o Alto automaticamente cria pilhas separadas para emails com ofertas do dia, catálogos de lojas e notificações de redes sociais em vez de deixá-los bagunçando a sua caixa de entrada. Clique em uma pilha e você terá uma das três visualizações: por mensagem (óbvio), por bloco (um tipo de visão panorâmica) ou por página (que permite navegar pelas mensagens em tela cheia, passando páginas).

Você pode mesclar contas de email no Alto (como faz no seu celular) e, como resultado, pesquisar em várias contas de uma vez só, o que é bem útil. Existem alguns outros pequenos recursos legais também: dá para “adiar” emails de modo que eles voltem ao topo da sua caixa de entrada posteriormente e rola uma integração simples com Google Agenda e Google Drive.

Ideias bacanas, mas ainda é preciso esperar para ver como ele funcionará na prática. A melhor forma de verificar isso, claro, é testando, portanto se o Alto lhe interessou, peça um convite agora no site oficial. [Alto]