Em 10 de julho de 1962, a NASA lançou o primeiro satélite Telstar. O satélite esférico — que na realidade parece um modelo de Estrela da Morte — foi o primeiro a retransmitir sinais de televisão e telefonia através do espaço.

Na verdade, apenas dois dias depois do lançamento, em 12 de julho de 1962, o satélite transmitiu um sinal televisivo através do Oceano Atlântico da Andover Earth Station, em Maine, para o Pleumeur-Bodou Telecom Center, em Brittany, França. De acordo com a excelente história na Telstar50.org, as primeiras imagens dos EUA foram do Presidente John F. Kennedy e a primeira a vir da França foi a do cantor Yves Montand, junto com clipes de eventos esportivos. O Telstar 1 também foi responsável pelas primeiras chamadas telefônicas (cerca de 400 delas) enviadas pelo espaço.

O Telstar 1 entrou apenas na órbita baixa da Terra e nunca foi útil para a TV via satélite e comunicação por telefone como as conhecemos hoje. Cada órbita durava apenas 2,5 horas e o satélite podia retransmitir sinais por cerca de vinte minutos. O Telstar teve uma vida curta, também: ele operou por cerca de um ano e meio. Sua eletrônica a bordo falhou em novembro de 1962, mas aquela curta missão foi suficiente para mudar o mundo para sempre.

Hoje, satélites de comunicação são coisas que tomamos como garantidas; qualquer um pode receber uma imagem em seu celular ao redor da Terra em segundos. Um pequeno prato fixado no telhado da sua casa por puxar milhares de canais de TV. Nada disso seria possível sem o Telstar 1. [Telstar50.org via Dvice]