Scanners 3D existem já tem um tempo, mas normalmente o uso deles exige um dispositivo estranho. Hoje, uma startup apresentou uma alternativa menor: o Structure Canner, um scanner 3D que é conectado diretamente ao seu iPad e permite capturar informações em 3D sobre o mundo ao seu redor.

O dispositivo – lançado hoje em uma campanha no Kickstarter – é obra da startup Occipital, que tradicionalmente trabalha com visão de computador. Esta é a primeira peça de hardware da empresa, então eles se juntaram à experiência em design de produto da New Deal Design, o estúdio por trás de Lytro e FitBit. Juntos, eles criaram um pequeno dispositivo de alumínio anodizado que é facilmente ligado ao iPad e possibilita usar a câmera para capturar informações em 3D em tempo real.



Tradicionalmente, existem dois mercados para scanners 3D – um para designers e arquitetos que usam as versões desajeitadas para capturar informação sobre objetos e construções, e outro para gamers com dispositivos como o Kinect, uma interface para um ambiente de jogos. O Structure Sensor foi criado para se encaixar entre esses dois. É poderoso o suficiente para capturar informações do mundo real com precisão, mas sensível o bastante para ser usado nos jogos de realidade aumentada no iPad.

“Nós queríamos começar a trabalhar em um motor de jogos de realidade aumentada que finalmente oferecesse uma mistura simples de objetos virtuais e do mundo físico”, os designers explicam. “Mas havia um problema. Chegamos ao limite com os sensores existentes nos nossos dispositivos móveis. Em vez de esperar até alguém criar um sensor bom o suficiente, decidimos nós mesmos nos transformarmos em uma empresa de hardware e criar o Structure Sensor.” Assim, a Occipital vai lançar uma SDK com o dispositivo para outros desenvolvedores usarem o sensor 3D no iOS também – então muitos outros apps podem usar o dispositivo nos próximos anos.

O Gizmodo teve a chance de testar um protótipo recentemente, quando o pessoal da Occipital nos visitou para uma conversa. O aparelho é bem rápido e suave. Você conecta ao seu dispositivo e abre a interface de usuário, que mostra o mundo através da câmera. Conectado à entrada lightning do seu iPad, os dois LEDs infravermelhos capturam informações sobre a sala (e pessoas!) enquanto a UI mostra o que você está vendo através da câmera do iPad. Então mesmo se você nunca usou um scanner 3D, usar esse sensor é simples como tirar uma foto. Você pode explorar seu modelo 3D diretamente na tela, ou baixar para manipular no computador.

Apesar da equipe estar buscando financiamento para a primeira fase da produção no Kickstarter, não é o tradicional “pague-para-ter-desconto”, como em outros projetos colocados por lá. Ao contribuir com US$ 349, você consegue um Structure Sensor com um suporte para iPad, um cabo Lightning e um cabo de força, ou um suporte de iPad, um cabo USB e cabo de força (mas há uma promoção de US$ 329 para os primeiros contribuintes). E mesmo que o dispositivo tenha sido feito com o iPad em mente, ele poderá ser usado em outros aparelhos – os designers estão colocando o modelo 3D do scanner online para você criar o seu próprio suporte de conexão para encaixar em outros dispositivos. [Kickstarter]

ku-xlarge (15) ku-xlarge (16)