
O primeiro ser vivo da Terra já tem nome: LUCA
LUCA, o primeiro ser vivo da Terra, recebe esse nome por dar origem a todas as formas modernas de vida. LUCA é o Último Ancestral Comum da Terra (ou Last Universal Common Ancestor, da sigla em inglês).
A origem e idade de LUCA é fonte de debate desde os anos 1970, quando o primeiro ser vivo nem tinha esse nome. Agora, cientistas da Universidade de Bristol publicaram um estudo que mostra que a vida na Terra já se desenvolvia em poucos milhões de anos desde a sua formação planetária.
O estudo sugere, portanto, que a vida na Terra se formou muito antes. A hipótese dos cientistas se dá pela análise dos genomas de espécies vivas atualmente para estimar a idade de LUCA.
Aliás, LUCA também é uma hipótese que vem da teoria de um organismo unicelular que deu origem à toda vida na Terra. Segundo o estudo, LUCA, o primeiro ser vivo e último ancestral comum, existiu há 4,2 bilhões de anos.
Como revelamos aqui no Giz, a ciência estima que a vida surgiu na Terra há 3,8 bilhões de anos, mas os organismos unicelulares surgiram alguns milhões de anos depois.
Leia: Esta timeline acompanha a evolução da vida na Terra
Contudo, os cientistas usaram uma abordagem que compara mutações genéticas em várias espécies e compararam divergências temporais conhecidas do registro fóssil para calcular a idade de LUCA.
“Não esperávamos que LUCA seria tão antigo, surgindo em poucas centenas de milhões de anos após a formação da Terra”, afirmou Sandra Álvarez-Carretero, coautora do estudo.
Além disso, ao simular as características fisiológicas de espécies vivas com base em seus respectivos históricos evolutivos, os cientistas descobriram que LUCA era um organismo complexo.
O primeiro ser vivo da Terra tinha um sistema imunológico primitivo, que, segundo os cientistas, ajudou o primeiro ser vivo no combate contra vírus.
O estudo também sugere que LUCA, apesar de ser o primeiro ser vivo, não era o único. O organismo, possivelmente, coexistiu em um ecossistema de reciclagem em que seus dejetos serviam de alimentos para outros micróbios.