Ar-condicionado é uma das maiores invenções do homem. Eu desafio você a discordar. Mas o que diabos as pessoas faziam para se refrescar antes do ar-condicionado existir? Aparentemente, montanhas de neve, paredes do lado do sol sem janelas, o bom e velho sofrimento e mais.

É bem impressionante o que humanos conseguiram sobreviver tanto tempo na Terra sem ar-condicionado. Bem impressionante também são os nossos antepassados muito mais durões que sofriam com os terríveis dias de verão sem reclamar. A primeira tentativa documentada de controlar a temperatura foi quando os Romanos usaram seu sistema de arqueduto para circular água fria através das paredes de suas casas. Indo um pouco mais além, o imperador Heliogábalo importou neve das montanhas e construiu um lugar para guardar neve fora de sua casa (eu adoro a lógica desse aqui).

Leques, claro, foram sempre usados através da história, mas só em torno de 1800 os esforços para criar ar-condicionado começaram de novo. Eles tentaram empurrar o ar através de lençóis de algodão molhado com água gelada, criaram torres de vento que poderiam pegar e circular a brisa e criaram pás rotativas. Foi um período maluco de experimentação! Mas o que finalmente fez diferença para a chegada do ar-condicionado foi a eletricidade e um homem chamado Willis Carrier. Ele é o cara que criou a máquina que mandava ar através de bobinas refrigeradas por água também conhecido como o cara que nós deveríamos agradecer por inventar o ar-condicionado para que nós não tenhamos que recorrer a ideias malucas como importar neve das montanhas para nos refrescarmos. Leia mais sobre como nós nos refrescávamos ao longo da história no Slate. [Slate]