2023 © Copyright 404 - Todos os direitos reservados

O que é a tuberculose ganglionar, doença revelada pela cantora Simaria

A cantora diminuiu o ritmo de sua carreira após ser diagnosticada com a doença pela segunda vez em 2018. Entenda o problema
O que é a tuberculose ganglionar, doença revelada pela cantora Simaria
Imagem: Simaria/Instagram/Reprodução

A cantora Simaria, que no passado dividiu os palcos com sua irmã Simone, já foi diagnosticada com tuberculose ganglionar duas vezes. A doença deu as caras pela última vez em 2018, afastando a artista dos palcos. 

Na época, Simaria se mudou para São Paulo para realizar seu tratamento. A tuberculose ganglionar pode se tornar sistêmica — ou seja, é capaz de retornar quando a imunidade do paciente abaixa. 

“Se minha imunidade abaixa, se eu fico sem comer, se eu durmo no horário errado, tudo isso implica para que minha imunidade caia e ela [a doença] possa voltar”, disse a cantora à revista Quem. Esses fatores levaram Simaria a diminuir o ritmo de trabalho e aumentar cuidados com sua saúde.

Causas, sintomas e tratamento da tuberculose ganglionar

A doença é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, popularmente conhecida como bacilo de Koch. O patógeno invade o organismo por meio das vias respiratórias, alojando-se nos gânglios do pescoço, tórax, axilas ou virilha. A infecção também pode atingir os gânglios do abdômen, embora isso ocorra mais raramente. 

Febre, emagrecimento, anemia, dores no corpo e cansaço são alguns dos sintomas da infecção. Os pacientes também podem notar ínguas no pescoço, nuca, axilas ou virilha, rigidez na região dos gânglios e até mesmo uma sudorese noturna excessiva. 

Os médicos podem diagnosticar a doença através de ultrassom e aspiração do gânglio linfático. O tratamento dura cerca de seis meses e é feito com auxílio de medicamentos. Em alguns casos, os profissionais podem indicar a remoção do gânglio infeccionado.

Diferentemente da tuberculose, a tuberculose ganglionar não é transmissível. Essa está relaciona, principalmente, a fraqueza do sistema imunológico.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas