Nesta quinta-feira (22), ocorre o equinócio de primavera no hemisfério sul. Em resumo, a parte inferior do globo começará a partir de hoje a receber mais raios solares, o que traz a chamada estação das flores.
O equinócio deve acontecer exatamente às 22h03 (horário de Brasília). Neste momento, a luz solar estará incidindo diretamente sobre a Linha do Equador, permitindo que todas as regiões do globo recebam aproximadamente o mesmo número de horas de claridade.
A palavra “equinócio” deriva do latim e significa “noites iguais”. No hemisfério norte, a data marca o início do outono. Por aqui, a chegada do outono, uma estação mais fria, tem início com outro equinócio que ocorre em março.
“No início da primavera, os dias terão aproximadamente o mesmo comprimento das noites. No hemisfério sul, os dias vão ficando cada vez maiores e as noites cada vez menores, até o maior dia do ano, que ocorre no início do verão, que neste ano será dia 21 de dezembro”, explicou Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, em comunicado.
Todas as estações do ano são determinadas pela inclinação da Terra em relação ao Sol e ao movimento que o planeta faz. A inclinação do eixo de rotação da Terra é de 23,5º, em relação ao plano orbital ao redor do astro rei. Quando é verão em um dos hemisférios, significa que essa parte do planeta está apontando para o Sol, o que torna os dias mais claros e quentes. O contrário ocorre do outro lado do globo.
Mas não espere uma mudança climática repentina. Frio e tempestades devem marcar o início da estação no Brasil. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a região Sul do país, junto aos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo, devem ser atingidos por uma frente fria que derrubará as temperaturas.