Novos navegadores pululam quase todos os dias, mas novos navegadores que parece uma bela pedida – e que todo mundo parece estar falando sobre – não são tão comuns assim. O que é o RockMelt?

É um navegador…

Como você pode reparar quando abrir o RockMelt pela primeira vez, ele é um navegador construído sobre o Chromium – o projeto em código aberto que move o Google Chrome. E isso significa que o RockMelt é muito, mas muito rápido, mesmo com todas as opções de compartilhamento que ele tem. Na realidade, ele é bem parecido com o Chrome, mas com algumas extensões bem anabolizadas para Facebook e Twitter.

…com alguns nomes interessantes por trás…

O grande nome por trás do RockMelt é Marc Andreessen – você deve lembrar dele, o fundador do Netscape, o perdedor da Primeira Guerra Navegacional, quando ele foi destronado pelo Lorde Negro chamado Internet Explorer.

…criado para compartilhamento…

O RockMelt é pensado para compartilhar links com seus amigos. Na prática, é como ter o Facebook integrado em seu navegador. Para se ter ideia, sempre que você abre o RockMelt, ele loga automaticamente em sua conta de Facebook. (O Twitter é opcional.)

No lado esquerdo, há uma lista de amigos do Facebook, com seus amigos favoritos do Facebook para mandar links, conversar no bate-papo ou ver as últimas atualizações. A barra de endereços é a maior diferença em relação ao Chrome: há um botão gigante de compartilhamento para postar coisas no Facebook ou no Twitter, e a caixa de busca separada apresenta os resultados numa lista – passeie por elas com a seta para baixo e é possível ver uma pequena pré-visualização de cada resultado. Do lado esquerdo, uma coleção de feeds, como Twitter, seu mural de notícias do Facebook e seus sites favoritos.

Para efeitos gerais, ele pode ser chamado de navegador do Facebook, já que ele aumenta muito a conveniência para postar rapidamente coisas na rede, ou se comunicar e checar as novidades do Facebook.

…e pode ser o futuro da navegação na web…

Gostando ou não, é possível ver o começo de um real navegador social no RockMelt, um que se integrará de verdade com vários serviços de redes sociais, desde o StumbleUpon até o Flickr, e que possivelmente os juntará numa forma que todos funcionem bem. Levando em consideração que grande parte do que nós lemos e vemos na internet atualmente vêm das redes sociais, parece um passo óbvio integrá-las de verdade no navegador.

Não é difícil imaginar um dia em que será possível ver que sites seus amigos estão navegando em tempo real, sem a necessidade de compartilhamento “manual”, e até de assistir juntos a um vídeo maluco do YouTube. Porém, no momento, o RockMelt é apenas um navegador prático para os viciados em Twitter e Facebook que não se importam com algumas barras a mais no navegador, nem com a sutil sensação de procrastinação frequente.

…que você pode testar agora.

Você pode se inscrever para ser um dos primeiros a brincar com o RockMelt clicando aqui.