_Xbox

O que é o Xbox SmartGlass?

Como esperado, a Microsoft acabou de anunciar algo chamado SmartGlass na E3. Inesperado? O quão bacana o SmartGlass acabou se revelando. O que poderia ser apenas uma imitação barata do AirPlay, da Apple, é um negócio mais ambicioso. Um negócio que pode mudar a TV para sempre. Mas o que ele é, exatamente? É o […]

SmartGlass

Como esperado, a Microsoft acabou de anunciar algo chamado SmartGlass na E3. Inesperado? O quão bacana o SmartGlass acabou se revelando. O que poderia ser apenas uma imitação barata do AirPlay, da Apple, é um negócio mais ambicioso. Um negócio que pode mudar a TV para sempre. Mas o que ele é, exatamente?

É o elemento que transformará a sua TV burra numa “smart”.

SmartGlass é um app…

SmartGlass é um novo app que transforma seu smartphone ou tablet em outra tela para sua TV, outro controle para um jogo, um recurso complementar para um show, um controle remoto para a Internet e mais. Mais importante, ele funcionará no iOS, Android e Windows, então você não precisará comprar um novo hardware para integrá-lo ao ecossistema.

…que conecta seu smartphone, tablet ou computador ao seu Xbox 360…

O SmartGlass faz mais do que simplesmente distribuir vídeo e áudio ao seu redor. Ele transforma o Xbox 360 no coração pulsante de uma experiência multimídia em múltiplas telas na sua sala de estar. Um tablet, smartphone ou computador rodando o SmartGlass basicamente se transforma em uma segunda e terceira telas para a sua TV.

Um exemplo prático: enquanto Game of Thrones está passando na TV via Xbox 360, um tablet equipado com o SmartGlass exibe um mapa de Westeros e outras informações relevantes sobre a série. O conteúdo pode ser enviado do tablet/smartphone/computador para o 360 ou do 360 diretamente para a TV. O SmartGlass conecta todos esses dispositivos para tornar o conteúdo mais cativante em múltiplos níveis. Seus dispositivos não têm que ignorar uns aos outros, eles trabalharão juntos para entretê-lo mais.

…e funciona com jogos, filmes, séries e a Internet…

Mas o SmartGlass pode ser usado para mais coisas além de filmes e seriados. A Microsoft também mostrou como um gamer poderia usar um tablet como um caderno de táticas e jogadas enquanto disputa uma partida de Madden no Xbox. Mais além, a Microsoft finalmente trará o Internet Explorer ao Xbox, com o SmartGlass ficando responsável por transformar seu smartphone em um mouse. Claro, é meio bobo navegar pela web em sua TV com um velho kit teclado e mouse — a menos que o teclado e o mouse sejam seu smartphone ou tablet.

…para fazer a sala de estar ficar bem mais esperta…

A Microsoft claramente quer fazer do Xbox 360 o centro da transformação da sua sala de estar. Ele é a central que faz todo o resto funcionar. Mas se o Xbox 360 é o coração e o cérebro, o SmartGlass dá aos usuários os membros necessários para se ter uma fera multimídia totalmente funcional e auto-suficiente. Combine tudo isso com o crescimento dominante do Xbox como uma caixa de streaming (ao menos nos EUA), e você tem à disposição um monstro com um potencial de assustar.

…e tudo graças ao Xbox.

Se você pensar bem nisso, a visão da Microsoft para a sala de estar do futuro é um retrocesso no que a empresa já conhece e domina: o PC. Ela está deixando a sala de estar mais esperta usando o Xbox como PC, a TV como monitor, smartphones e tablets como teclado e mouse e o Kinect como uma carta na manga tecnológica à prova do futuro. O SmartGlass, nesse cenário, desempenha o papel do Windows, conectando tudo com harmonia — resta saber se ele estará disponível em outros lugares além dos EUA, especialmente no Brasil.

Mas o grande trunfo do SmartGlass é a sua abertura. Traga as suas próprias ferramentas, a Microsoft está dizendo. Não importa. Porque independente da forma com que você o controle, o que realmente importa é o Xbox. E isso é Microsoft.

Sair da versão mobile