O que é segurança virtual e como proteger seus dados na hora de realizar compras online?

Você está cuidando da segurança de seus dados na hora de comprar online? Conheça agora os serviços da Kaspersky e aproveite a promoção de Black Friday!

Hoje realizamos diversas atividades em espaços virtuais, seja para fins de trabalho, lazer ou aprendizado.

E exatamente por nos apoiarmos na internet para tantos setores da nossa vida, é também nesse espaço que compartilhamos diversas informações e dados pessoais, que podem causar muitos transtornos se pararem em mãos erradas.

Para evitar esse tipo de problema, é essencial que adotemos algumas práticas de prevenção ao navegarmos pela web.

Continue lendo para entender a importância da segurança virtual e aproveitar uma superpromoção de Black Friday:

O que é segurança virtual?

A segurança virtual se refere à proteção de dados e informações além da preservação da integridade de indivíduos enquanto utilizam ambientes na internet.

Os tópicos tratados pela cibersegurança englobam o comportamento online, privacidade, segurança do navegador e segurança de rede.

Seu papel principal é prevenir e evitar que ameaças na internet afetem e causem malefícios tanto a dispositivos eletrônicos quanto aos usuários.

Ameaças comuns à segurança na internet

O primeiro passo para se proteger é conhecer as ameaças existentes nos espaços virtuais.

A primeira delas é o Phishing, um ataque virtual que acontece através do envio de e-mails falsos. Quando bem-sucedido, o usuário pode ter seu computador invadido e suas informações roubadas.

Outra prática comum é o famoso vírus, que pode vir sob a forma de programas e softwares danosos ao dispositivo para roubar dados e danificar sistemas.

O vírus pode ser um malware, ransomware, cavalos de Troia etc.; de maneira geral, a melhor forma de se precaver contra ele é através de um bom antivírus.

Também é possível haver o hackeamento de máquinas em virtude do uso de softwares de acesso remoto. Neste caso, os hackers exploram as vulnerabilidades desses softwares para conseguir acesso a uma rede e todos os dispositivos conectados nela.

Entre outras ameaças estão os Botnets, Packet sniffing e ataques “man-in-the-middle”.

Como proteger seus dados online

Existem algumas medidas que pode tomar para desviar dessas ameaças e garantir a navegação online mais segura.

Busque criar senhas fortes e combine métodos de autenticação

Crie senhas longas que combinam caracteres diferentes e evite sequências óbvias de letras (ABC) ou números (123) e não as compartilhe com mais ninguém.

Além disso, usar o método de autenticação multifatorial (MFA) é uma medida eficaz porque os usuários precisam usar dois ou mais métodos para acessar a conta online, diminuindo a possibilidade de ataques.

Use um firewall

O firewall cria uma barreira entre o seu computador e a internet, bloqueando tráfegos indesejados e impedindo os ataques de softwares maliciosos. Este recurso geralmente vem pré-instalado em seu sistema operacional, então basta se certificar de que esteja ativado.

Opte pela VPN em espaços públicos

Caso conecte seu dispositivo a um Wifi público, busque utilizar uma rede privada virtual (VPN) para proteger seus dados. A VPN cria um túnel criptografado entre o dispositivo e a rede pública, impedindo que outros que estejam conectados à essa rede possam ver o que está fazendo.

Desconfie de tudo

Uma atitude essencial para se proteger online é desconfiar de absolutamente tudo: links desconhecidos, mensagens suspeitas (principalmente aquelas que envolvem transações financeiras), sites desconhecidos com ofertas muito tentadoras etc.

Tente sempre checar com amigos e familiares a veracidade de mensagens além de averiguar a reputação de sites antes de fazer qualquer compra.

Dicas para fazer compras online com segurança

Principalmente na hora de fazer compras em sites, a atenção precisa ser redobrada para evitar cair em um golpe.

Observe abaixo algumas dicas para evitar problemas na hora de comprar:

Opte por sites de confiança

Cheque a reputação de sites em locais como Reclame Aqui e Web of Trust, e consulte também o CNPJ da empresa. Observe a extensão do domínio do site e se possui certificado de segurança. Converse também com amigos e familiares para saber se alguém já utilizou esse site e como foi a experiência.

Use um cartão de crédito virtual ou temporário

Muitas empresas oferecem números de cartões temporários para clientes, que podem ser utilizados em compras únicas. Também é possível solicitar ao banco um cartão virtual; dessa maneira, caso aconteça algum problema, é possível bloquear o número rapidamente e solicitar um novo.

Escolha dispositivos e ferramentas exclusivos para compras

A melhor maneira de se prevenir de ataques de hackers é centralizando as suas compras em um único método: um cartão de crédito, uma conta virtual específica, senhas exclusivas, e-mails únicos e até dispositivos específicos, se for possível.

Isso reduz bastante o risco e facilita que identifique qualquer movimentação suspeita logo de cara, podendo assim remedir a situação.

Use um software de segurança

Sem dúvidas, a ação mais eficiente que pode tomar para proteger suas informações em ambientes virtuais é adotar uma solução ou software de segurança.

Assim é possível proteger dispositivos móveis e desktops, evitar fraudes financeiras e bloquear links maliciosos.

A tecnologia Safe Money, integrada às soluções da Kaspersky, cria o ambiente seguro ideal para que possa navegar sem se preocupar.

E a empresa está oferecendo uma oferta especial de Black Friday que você pode conferir a seguir.

Aproveite a oferta especial de Black Friday da Kaspersky

Entendendo a necessidade de oferecer ferramentas que garantam a privacidade e proteção de informações, a Kaspersky comercializa produtos e serviços que atendem a esse objetivo.

E ainda melhor: o pacote Kaspersky Total Security, que concentra tudo o que você precisa em um único produto, está com uma superpromoção de Black Friday saindo a 50% mais barato do que o normal.

Por apenas R$ 99,95 ao ano, você conta com VPN gratuita de até 300 MB de tráfego por dia, Kaspersky Password Manager Premium grátis e Kaspersky Safe Kids grátis.

Você ainda pode utilizar esse mesmo pacote em até cinco dispositivos compatíveis com Windows®, macOS®, Android e iOS®.

Confira alguns dos benefícios que o pacote proporciona:

Confira também outras opções de pacotes e aproveite os preços imperdíveis agora mesmo.

Conheça a Kaspersky

Atuando desde 1997, a Kaspersky é uma empresa internacional focada em fornecer soluções de cibersegurança e privacidade digital. São mais 400 milhões de usuários protegidos pela tecnologia da organização, que envolve recursos como Proteção de Endpoints, Threat Intelligence e EDR Optimum.

Sair da versão mobile