_Cultura

O que é tela verde, recurso de filmagem defendido por Emilia Clarke, de “Game of Thrones”

Emilia Clarke rebateu as críticas ao uso de tela verde, presente em alguns de seus projetos, como "Invasão Secreta"

emilia clarke tela verde

Imagem: Reprodução/HBO

A tela verde, ou chroma key, é um recurso muito utilizado em gravações de filmes, séries e videoclipes. Ela permite remover a cor do fundo de uma imagem e substituí-la por outra imagem, como um cenário, por exemplo.

Alguns pensam que o uso de tela verde não é atuação de verdade, mas Emilia Clarke discorda. Em uma entrevista ao Los Angeles Times, a atriz rebateu as críticas ao uso do material, presente em alguns de seus projetos, como “Game of Thrones” e “Invasão Secreta“.

“O estigma é que as pessoas não atuam nesses shows e então você fica tipo ‘bem, então por que eles estão pedindo a todos esses grandes atores para fazer isso e por que eles estão dizendo sim?'”, disse.

Apesar da opinião de Clarke, nem todos os seus colegas de profissão concordam com a prática. Em entrevista ao The New Yorker, em fevereiro de 2021, Anthony Hopkins, de “O Silêncio dos Inocentes”, e “Hannibal”, desaprovou a experiência que teve ao interpretar Odin, nos filmes de “Thor”, da Marvel.

“Eles me colocaram em uma armadura; eles empurraram uma barba em mim. Sente-se no trono; grite um pouco. Se você está sentado em frente a uma tela verde, não faz sentido atuar”, opinou o ator.

Contudo, as coisas mudaram em “Thor: Amor e Trovão“, de 2022, que contou com uma nova técnica. “The Volume”, como ficou conhecida, consiste em um paredão de LED de 180º utilizado para exibir cenários virtuais. Seu uso substitui a tela verde e permite que os atores possam ver o cenário com o qual estão contracenando. Saiba mais sobre a tecnologia, que foi usada em “A Casa do Dragão”.

Sair da versão mobile