A IFA é a maior feira de tecnologia da Europa e uma das maiores do mundo, que ocorre em Berlim desde 1924. O Gizmodo Brasil fará cobertura direto da IFA, que para nós começa amanhã e dura vários dias. Lá, teremos a chance de testar produtos logo depois de serem anunciados. Mas quais empresas estarão lá? Que produtos novos veremos? Eis o que esperar da IFA 2012.

Smartphones

O grande (literalmente) destaque deve ser o novo Galaxy Note, da Samsung. O aparelho será anunciado amanhã (29) à noite, em evento fora da IFA (e estaremos lá também!), mas provavelmente ele estará no galpão da empresa na grande feira. Segundo rumores, ele terá tela de 5,5 polegadas, maior que o Note original, porém menos largo — então ele deve ficar mais fácil de segurar. A Samsung também já anunciou seu Galaxy Player enorme de 5,8″, e deve mostrá-lo na IFA.

A Sony, por sua vez, deve anunciar pelo menos três aparelhos na IFA, todos com Ice Cream Sandwich:

– o Xperia TX, que pode ter tela de 4,6″ e processador dual-core Snapdragon S4;
– o Xperia T seria ligeiramente menor, com 4,3″, processador dual-core e câmera de 13 megapixels;
– e o Xperia SL, já confirmado, com processador dual-core Snapdragon S3 e câmera de 12,1 megapixels.

Já LG deve mostrar o recém-anunciado Optimus G, que promete concorrer diretamente com o Galaxy S III, o que automaticamente o coloca como concorrente dos melhores smartphones do mercado atual. Mas outras empresas terão eventos fora da IFA. A Nokia deve lançar dois aparelhos com Windows Phone 8 no dia 05. E a HTC fará um evento em Londres, provavelmente para lançar o One X+.

Tablets e ultrabooks

O Windows 8 será lançado em cerca de dois meses, então não tenha dúvida: ele será uma presença constante na IFA em tablets e ultrabooks.

A Samsung praticamente já confirmou que veremos na IFA um tablet híbrido com Windows 8 e teclado destacável.

A Asus, por sua vez, fará um evento para mostrar seus novos tablets com Windows 8. Provavelmente veremos versões já refinadas dos tablets que a empresa anunciou em junho.

A Sony também pode anunciar seu Xperia Tablet na IFA, com Android e um teclado físico semelhante ao do Surface. A Sony também prepara um tablet com Windows 8, o Vaio Duo 11, e talvez o mostre na feira.

E Sony, Samsung, Acer e Dell também devem trazer as novidades em ultrabooks com Windows 8, a serem lançados no quarto trimestre.

Televisores

Philips, Panasonic, Samsung, LG e outras devem apostar forte em SmartTV na IFA. Esta é uma das grandes tendências em TVs: como levar mais conteúdo a elas, e como deixá-las mais interativas? A IFA será um bom lugar para entender o que funciona — e o que não dá certo — em SmartTVs.

A Samsung e a LG também devem revelar mais detalhes sobre suas TV OLED de 55 polegadas – que vimos em janeiro na feira CES – como preço e disponibilidade. Sony e Panasonic, por sua vez, firmaram uma parceria para fabricar painéis OLED, e talvez vejamos protótipos na IFA. A Sony tem um concorrente ao OLED, a tecnologia Crystal LED, que deve fazer uma aparição na feira em forma de protótipo.

Além disso, Samsung e LG preparam modelos gigantes de TVs LCD. A Samsung deve mostrar sua ES9000 de enormes 75″. A LG deve trazer uma TV colossal de 84 polegadas e resolução 4K; e há boatos de que a Sony prepara uma TV semelhante, também com 4096 x 3072 pixels, além de alto-falantes destacáveis.

Também esperamos ver TVs 3D sem óculos, principalmente da Toshiba, que investiu pesado em divulgar sua tecnologia de paralaxe no ano passado.

A Sony também planeja atualizar sua linha de TVs, dizem rumores. Os novos modelos devem acompanhar mais Google TVs da Sony na feira. E a Philips, que agora conta com a TP Vision para fabricar suas TVs, deve mostrar mais frutos da parceria: o FlatPanelsHD vazou a nova série 9 de TVs high-end da Philips.

E o que mais?

Talvez vejamos alguma novidade em câmeras: corre um boato maluco de que a Samsung vai lançar, na IFA, uma câmera com Android. Mas não é qualquer uma: a Galaxy S Camera teria sensor de 16 MP com zoom ótico 10x, flash Xenon e um Galaxy S III “colado” na traseira. Ela rodaria Ice Cream Sandwich e viria em modelos Wi-Fi e Wi-Fi + 3G. Ah, se isso for verdade! Porque, sabe como é, depois do anúncio da câmera da Nikon com Android, tudo parece possível nessa área.

A IFA traz novidades em produtos domésticos ou de uso pessoal, e às vezes surge algo inusitado e interessante — como este barbeador da Philips, que testamos na edição de 2010 da feira. É um bom lugar para ver se novas tecnologias vão estar não só nos locais mais tradicionais dos gadgets, mas também em escovas, eletrodomésticos e outras traquitanas. Estaremos de olho em tudo, com muitas notícias, fotos, vídeos e até GIFs. Sim, GIFs. Prepare-se: esta será uma enorme IFA no Gizmodo Brasil.

[Mobile Choice, TechRadar, FlatpanelsHD]