O Gizmodo Brasil estreia o post de indicações de leituras e podcasts para consumir durante o final de semana.

Vem com a gente!

LIVROS

Psiconautas: Viagens com a ciência psicodélica brasileira – Marcelo Leite 

 

Editora: Fósforo Editora

Psiconautas: Viagens com a ciência psicodélica brasileira

Fruto de uma extensa pesquisa, Marcelo Leite conta a história das principais drogas psicodélicas, desde sua descoberta no século 20 até o uso medicinal revolucionário que vem sendo feito de cada uma delas atualmente. Mesclando relatos da própria experiência com várias dessas substâncias ao perfil dos principais pesquisadores da área, muitos deles brasileiros. Leite oferece um panorama completo do chamado renascimento psicodélico, desfaz mitos e aponta para conquistas científicas há pouco tempo impensáveis. Tratamento para dependência química, depressão e síndrome do estresse pós-traumático estão sendo cuidadas pela ciência psicodélica. O livro recebeu um prefácio de Sidarta Ribeiro que, junto a Luís Fernando Tófoli, Stevens “Bitty” Rehen e Dráulio de Araújo, compõe o grupo dos psiconautas brasileiros que guiaram Marcelo em suas explorações.

 

O Carro do Éxito – Oswaldo de Camargo

 

 

Editora: Companhia Das Letras

O carro do êxito - Oswaldo de Camargo

Nova edição da coletânea de contos de um dos mais notáveis militantes do movimento negro brasileiro, com prefácio de Mário Augusto Medeiros da Silva e ilustrações de Marcelo D’Salete (vencedor do prêmio Eisner).

Publicado pela primeira vez em 1972, O carro do êxito é o único livro de contos de Oswaldo de Camargo, um dos mais notáveis intelectuais negros do século XX. A obra apresenta uma perspectiva pouco usual na literatura brasileira: personagens negros não apenas na luta, mas no triunfo. O título – alusão ao poema de Mário de Andrade, “O carro da miséria” – é uma prévia de histórias que retratam o negro descobrindo que “é possível ser na vida, apesar dela”, como afirma o sociólogo Mário Augusto Medeiros da Silva no prefácio desta edição.
As catorze narrativas reunidas neste volume, que conta com ilustrações de Marcelo D’Salete, mesclam a ficção e as experiências do escritor, tendo como pano de fundo a vida urbana em São Paulo. O leitor é levado por Camargo – e Lírio da Conceição, um dos personagens que perpassam a coletânea – a um orgulhoso passeio pelas redações da chamada Imprensa Negra, pelos eventos da Associação Cultural do Negro e por diálogos essenciais sobre raça e identidade.
Esta nova edição recupera o trabalho de Oswaldo de Camargo iniciado nos anos 1970, com questões incontornáveis como negritude, militância e representação, e prova que O carro do êxito é fundamental não apenas para o debate e a luta antirracistas, mas para a literatura brasileira como um todo.

NEWSLETTER

MargeM

MargeM

Criada em janeiro de 2019, a MargeM é uma newsletter sobre cultura. E por cultura entende-se assuntos relacionados a música, filmes, séries, tecnologia, comportamento digital, redes sociais e negócios.

A MargeM produz conteúdo próprio, como análises e entrevistas, e conecta o assinante com coisas interessantes que estão sendo feitas por gente do Brasil e do mundo. Totalmente independente, é editada pelo jornalista Thiago Ney e não está associada a nenhum veículo de mídia.

Assine a newsletter do Gizmodo

PODCASTS

O que você Faz Importa – National Geographic e Rádio Disney

Crédito: National Geographic/Rádio Disney

A série estreou no dia 12 de outubro e conta com seis episódios que explicam as problemas mais urgentes do meio ambiente, além de oferecer ferramentas para que o público faça parte do movimento de cuidado e preservação da Terra.

Os episódios são conduzidos pela locutora Priscila Santos e a jornalista e especialista em temas ambientais Paulina Chamorro, que conversam com especialistas e ativistas sobre as questões mais urgentes vinculadas às Mudanças Climáticas.

Um episódio inédito é lançado toda as terças-feiras, nas principais plataformas digitais de streaming e no site da Rádio Disney.

Prato Cheio – O Joio e o Trigo

Créditos: O Joio e o Trigo

O site de jornalismo investigativo especializado em alimentação, saúde e poder realiza reportagens tanto em texto como em podcast com o Prato Cheio.

Atualmente na quarta temporada, o podcast aborda sobre o que a indústria de alimentos não quer que a gente saiba, nos fazendo refletir sobre os alimentos que chegam ao nosso prato.

Um dos episódios mais elogiados é “A moça da lata” em que narra como o Leite Moça, da Nestlé, se tornou um ícone dos lares brasileiros.