O Comandante Chris Hadfield, da Estação Espacial Internacional, encerrou uma pequena série de uma semana de vídeos chamados “Sentidos no Espaço”, onde ele descreveu como passar muito tempo no espaço afeta as suas percepções. E, aparentemente, o espaço é bem ruim para você. Nos vídeos a seguir, Hadfield fala em visão borrada, ausência de gosto e outros efeitos não muito legais de um ambiente com pouca gravidade.


Audição

Hadfield lembra que o som não se propaga no espaço, mas esse não é o caso da Estação Espacial: lá dentro ele consegue ouvir o barulho dos equipamentos usados por quem está lá.


Visão

Visão borrada causada por um achatamento do globo ocular. A visão volta ao normal quando eles retornam à Terra, mas o globo ocular continua levemente achatado. Além disso, quando fecham os olhos, os astronautas costumam ver alguns flashes de luz.


Paladar

A maior parte das comidas ficam sem gosto algum no espaço – ele compara comer na Estação Espacial com comer quando se está com resfriado, que você acaba não sentido o gosto da comida.


Olfato

A ausência de gravidade causa um inchaço facial e congestionamento nasal, o que torna bem difícil conseguir sentir qualquer tipo de cheiro por lá.


Tato

Este sentido não é muito afetado pelo tempo no espaço, mas ele diz que depois de alguns meses a sola do pé fica mais macia do que de costume. O motivo? Simples: os astronautas não costumam usar os pés para andar.