Recém-chegada ao catálogo brasileiro da Netflix, a Parte 2 de “Stranger Things 4” terminou com um desfecho bombástico e cheio de emoção. A produção chegou fazendo história, e ultrapassou a marca de mais de 1,15 bilhão de horas assistidas. Além disso, trouxe sucessos de Metallica e Kate Bush de volta aos topos das paradas musicais. Vale lembrar que a série já foi renovada para uma 5ª, e última, temporada.
Porém, antes do sucesso estrondoso de “Stranger Things”, o que os atores estavam fazendo? O Gizmodo responde! Na sequência, outros filmes e séries com os astros da trama. Se liga só:
Winona Ryder como Joyce Byers
Você pode reconhecê-la apenas como Joyce Byers, mãe de Jonathan e Will Byers, mas Winona Ryder está atuando há muito tempo. A atriz nasceu em 29 de outubro de 1971 em Winona, Minnesota. Embora seu nome artístico possa ser Ryder, ela nasceu Winona Laura Horowitz.
Nos anos 80, ela estrelou em filmes como “Os Fantasmas Se Divertem” e “Atração Mortal”, antes de passar para “Edward Mão de Tesoura”, “Alien – A Ressurreição”, “Sereias”, “A Casa dos Espíritos” e “Garota, Interrompida” nos anos 90. E antes de viver Joyce Byers, Winona Ryder já havia sido indicada ao Oscar por filmes como “Adoráveis Mulheres” e “A Época da Inocência”.
David Harbour como Jim Hopper
Harbour começou a atuar profissionalmente na Broadway em 1999 em um revival de “The Rainmaker”. Ele então fez sua estreia na televisão no mesmo ano em “Law & Order” como garçom.
Ele era um ator regular na TV dos anos 2000, além de ganhar pequenos papéis em “Guerra dos Mundos”, “O Segredo de Brokeback Mountain” e “007 – Quantum of Solace”,“O Segredo de Brokeback Mountain” e “O Protetor”. A série “Stranger Things” fez dele uma estrela, e desde então ele apareceu em “Viúva Negra” e “Hellboy” da Marvel.
Millie Bobby Brown como Eleven/Jane Hopper
O papel de Mille Bobby Brown com a superpoderosa Eleven em “Stranger Things”, pode te parecer o primeiro, mas apesar da pouca idade, ela atua há algum tempo.
Brown (nascida em 19 de fevereiro de 2004) garantiu seu primeiro papel em 2013 como Alice na série dramática de fantasia “Once Upon a Time in Wonderland”, um spin-off da série de 2011 “Once Upon a Time”.
Antes de ela conseguir seu papel em “Stranger Things”, os fãs podem tê-la visto em programas de sucesso como “Grey’s Anatomy” e “Modern Family”, mas foi a fantasia de ficção científica da Netflix que realmente abriu as portas para ela. A produção do mundo invertido fez estrelar projetos como “Enola Holmes” ao lado de Henry Cavill e Helena Bonham Carter, “Godzilla: Rei dos Monstros” e “Godzilla vs Kong”.
Finn Wolfhard como Mike Wheeler
Finn Wolfhard é um homem de muitos talentos artísticos. Ator, modelo, músico, ele faz tudo isso e muito mais. O astro já foi o rosto da campanha outono/inverno 2019 da Yves Saint Laurent, lançou um álbum de estreia com sua banda de rock The Aubreys, além de atuar em célebres franquias de cinema e TV, incluindo a adaptação cinematográfica do romance de Stephen King, “IT”.
Agora, o ator parece ter encontrado o equilíbrio. Além de estrelar “Stranger Things”, ele também esteve em “Ghostbusters – Mais Além”, “It – Capítulo Dois” e “Os Órfãos”.
Gaten Matarazzo como Dustin Henderson
Gaten nasceu Gaetano John Matarazzo III em 8 de setembro de 2002. Como Harbour, ele começou sua carreira na Broadway quando foi escalado para o musical “Priscilla, Rainha do Deserto”. Desde então, atuou em “Lista Negra” e “Angry Birds 2: O Filme”, sem mencionar sua aparição no videoclipe de Katy Perry “Swish, Swish”.
Matarazzo usa seu status de celebridade para aumentar a conscientização sobre a displasia cleidocraniana (CCD), uma condição que o ator tem e que foi trabalhada em seu papel em “Stranger Things” como Dustin Henderson.
Além de interpretar Dustin, Gaten Matarazzo apresenta o programa de pegadinhas Grite, “Você Está Sendo Filmado”. Na série da Netflix, os participantes passam por sustos terríveis e momentos chocantes diante de câmeras escondidas.
Caleb McLaughlin como Lucas Sinclair
Antes de assumir o papel de Lucas Sinclair, Caleb McLaughlin (nascido em 13 de outubro de 2001) começou sua carreira de ator na Broadway como o adorável Simba no filme “O Rei Leão”. Ele ganhou reconhecimento considerável pelo papel, que levou a passagens em programas bem estabelecidos, como “Law & Order” e “Blue Bloods”, até conseguir atuar em “Stranger Things”.
O papel abriu mais portas para o ator, incluindo uma parte na minissérie “The New Edition Story” como o jovem Ricky Bell. Ele também estrelou ao lado de Idris Elba na Netflix com o longa “Concrete Cowboy”. Além disso, McLaughlin está no drama esportivo “High Flying Bird”, também da Netflix.
Noah Schnapp como Will Byers
Poucos podem se gabar de fazer sua estreia nos cinemas em uma produção de Steven Spielberg ao lado de Tom Hanks, mas Noah Schnapp pode. O filme “Ponte dos Espiões” pode ter sido sua primeira aparição nas telonas, mas o astro trabalha desde os cinco anos de idade, depois de ter sido inspirado por uma produção da Broadway, “Annie”.
O que se seguiu para “Bridge of Spies”, foi um papel principal em “Charlie Brown: The Peanuts Movie” como Charlie Brown, Tommy no filme de comédia de Adam Sandler em “O Halloween do Hubie” e mais, incluindo “Stranger Things”.Outros hits da carreira do ator incluem os filmes “Esperando por Anya”, “Abe”, além de “O Menino e a Guerra”.
Sadie Sink como Max Mayfield
Sadie Sink se juntou a “Stranger Things” na segunda temporada, embora pareça que ela esteve lá desde a estreia. A atriz, nascida em 16 de abril de 2002, teve uma carreira variada, que incluiu co-estrelanto com Helen Mirren na Broadway (“The Audience”), uma aparição no programa de TV vencedor do Emmy “The Americans”, além de seu papel na trilogia de terror em “Rua do Medo”, da Netflix.
Em 2018, ela colaborou com o documentário com um Prêmio de Excelência para Narração pelo Hollywood International Independent Documentary Awards. A atriz também desempenhou o papel de uma jovem Taylor Swift no curta-metragem da cantora, intitulado “All Too Well: The Short Film”.
Priah Ferguson como Erica Sinclair
Nossa espertinha favorita de “Stranger Things”, Erica Sinclair ou Priah Ferguson, se juntou à gangue Hawkins na segunda temporada. Antes disso, a atriz, nascida em 1º de outubro de 2006, saltou entre curtas e passagens de um e dois episódios em várias séries de TV, incluindo “Atlanta” e “Mercy Street”, de Donald Glover .
Desde que conseguiu seu papel de destaque no terror de fantasia, ela trabalhou ao lado de Tiffany Haddish em “The Oath” e Marlon Wayans no próximo filme “Boo!”.
Natalia Dyer como Nancy Wheeler
Em entrevista a Cosmopolitan, Natalia Dyer explicou como uma torção no tornozelo no acampamento esportivo levou ao seu destino de atriz. “A pessoa responsável falou com minha mãe e disse: ‘Ela está nisso. Você deveria ir a uma audição para este show aqui perto’”.
Dyer tentou o papel de Scout em “To Kill A Mockingbird”: “A partir daí, eu me apaixonei por ele”. A atriz, nascida em 13 de janeiro de 1995, teve papéis notáveis em “The Greening of Whitney Brown”, bem como na comédia “Acampamento do Pecado”, onde interpreta uma garota católica perturbada por seu despertar sexual. Dyer também está nos filmes de terror “Velvet Buzzsaw” e “Vozes e Vultos”, da Netflix.
Charlie Heaton como Jonathan Byers
Charlie Heaton nasceu em 6 de fevereiro de 1994 e, como muitos atores britânicos, seu início de carreira inclui um papel em em “Casualty”. Também atuou em papéis na série de drama criminal “DCI Banks” e na série de detetives “Vera”. O ator também tem alguns talentos musicais em seu currículo. Aos 16 anos, Heaton colocou seus talentos de bateria em uso quando se juntou à banda de noise-rock de Londres Comanechi, e excursionou com eles por mais de um ano.
Depois de conseguir o papel em “Stranger Things”, Heaton garantiu um papel como o mutante Sam Guthrie em “Novos Mutantes” ao lado de Maisie Williams, de “Game of Throne”, e da estrela do “O Gambito da Rainha”, Anya Taylor-Joy.
Charlie Heaton também integra o impressionante elenco da antologia de ficção científica “Soulmates”. Ambientada 15 anos no futuro, Soulmates acompanha a história de uma empresa de tecnologia que cria um teste no qual qualquer pessoa pode descobrir sua “alma gêmea”. O elenco da produção conta também com Sarah Snook e Kingsley Ben-Adir. Heaton está namorando com sua co-estrela de “Stranger Things”, Natalia Dyer, que interpreta sua namorada na tela, Nancy Wheeler.
Joe Keery como Steve Harrington
Antes de ser o galã sem camisa de Hawkins, Steve Harrington, você pode ter visto Joe Keery em anúncios para KFC e Domino’s.
O ator, nascido em 24 de abril de 1992, também teve papéis em “Chicago Fire” e “Empire”, mas foi o filme independente de Stephen Cone, “A Festa de Aniversário de Henry Gamble”, que marcou sua primeira aparição em um longa-metragem. “Stranger Things” foi seu papel de destaque e, desde então, os créditos foram se acumulando em projetos como “Slice”, “Free Guy – Assumindo o Controle” e “Spree”.
Keery também é um híbrido ator-músico, com dois álbuns lançados: “Twenty Twenty” lançado em 2019 e “Decide” lançado em 2022. sob o apelido de Djo.
Maya Hawke como Robin Buckley
Com os renomados atores Ethan Hawke e Uma Thurman como pais, fazer um nome para si mesma não foi tarefa fácil para Maya Hawke.
Felizmente ela tem talento de sobra. Além de se juntar ao elenco de “Stranger Things” em sua terceira temporada em 2019, ela também estrelou “Once Upon” e “Era Uma Vez… em Hollywood” como Flowerchild, e ao lado de Sadie Sink, co-estrela de “Stranger Things”, na trilogia de terror da Netflix “Rua do Medo”.
Antes de sua estréia em Hawkins, ela também participou da minissérie de TV “Little Women” interpretando Jo March. Maya também é musicista, seu álbum de estreia de 2020 se chama “Blush”.
Jamie Campbell Bower como Vecna
Jamie Campbell Bower tem experiência em interpretar criaturas sobrenaturais. Antes de ser a coisa monstruosa assustadora de “Capítulo Oito: O Mundo Invertido”, ele era Caius, o vampiro centenário da franquia de sucesso “Crepúsculo”.
Ele fez sua estreia no cinema no filme de 2007 “Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street” como Anthony Hope. Ele também interpretou o problemático jovem Grindelwald da franquia Harry Potter/Animais Fantásticos.
Bower (nascido em 22 de novembro de 1988) também é modelo (com grandes marcas como Burberry) e cantor. Seu último single “Devil In Me” foi lançado em 2022.
Eduardo Franco como Argyle
Eduardo Franco nasceu em 11 de novembro de 1995. Ele é mais conhecido por seu trabalho mais recente em “Stranger Things”, bem como pelas comédias “Booksmart” e “American Vandal”, além do thriller de comédia “The Package”.
Joseph Quinn como Eddie Munson
Falando do próprio líder do Hellfire Club, Joseph Quinn aperfeiçoou o papel de Eddie Munson, tornando-se um favorito dos fãs. Antes de ingressar na quarta temporada de “Stranger Things”, Quinn estrelou como Arthur Havisham no drama de época “Contos de Charles Dickens” e teve um pequeno papel em “Game of Thrones”.
Ele também estava no drama histórico racialmente carregado “Small Axe”, estrelando ao lado do ator de “Star Wars” John Boyega como PC Dixon.