Ciência

O que se sabe sobre o alerta de ciclone em 5 estados do Brasil

Ciclone deve levar ventos de mais de 100 km/h para o Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul
Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil

A previsão do tempo tem deixado cinco estados brasileiros em alerta nesta segunda-feira (4). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), está prevista a formação de um ciclone extratropical no oeste do Rio Grande do Sul.

whatsapp invite banner

Por causa disso, a madrugada desta segunda deve ser marcada pela frente fria que se aproxima do estado gaúcho. Ela ainda deve levar ventos fortes, chegando a mais de 100 km/h, para São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Ainda na segunda-feira, junto ao ciclone extratropical, uma frente fria atuará no interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e, também, no sul de Mato Grosso do Sul.

Isso provoca, à medida que se desloca para leste, acumulados significativos de chuva no Rio Grande do Sul, principalmente no leste do estado, com volumes em torno de 100 mm. As informações são do Inmet.

A previsão também indica fortes rajadas de vento, podendo atingir aproximadamente 100 km/h em áreas isoladas dos três estados da Região Sul e de Mato Grosso do Sul. Os ventos também podem afetar o oeste, centro e sul de São Paulo do início e até o fim da tarde.

Mapa mostra de rajada máxima de vento (m/s) em 10 metros nesta segunda; Imagem: Inmet/Divulgação

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul reforçou o alerta para chuvas volumosas em todo o Estado. O órgão reforçou também que temporais com descargas elétricas, eventual queda de granizo, rajadas intensas de vento e alagamentos pontuais devem ocorrer ao longo do dia.

“É importante que a população tenha atenção, e que se cadastre para receber os alertas meteorológicos, que servem também como prevenção”, diz o comunicado.

O que fazer em caso de tempestade?

A Defesa Civil também faz uma série de recomendações de como se proteger no caso de tempestades. Se estiver dentro de casa, o ideal é evitar ficar perto de janelas ou portas de vidro (podem explodir devido a pressão).

Locais mais seguros são o banheiro, porão ou corredor. Se morar em prédio, procure o andar mais baixo. Importante também ficar debaixo de mesas ou objetos robustos.

Se estiver fora de casa, a recomendação é evitar ficar perto de árvores ou fiações elétricas. Além de proteger a cabeça.

Veja mais dicas para o ciclone:

  • Revisar a resistência de sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado;
  • Desligar os aparelhos elétricos e o gás;
  • Baixar para o piso todos os objetos que possam cair;
  • Não se abrigar debaixo de árvores, pois há riscos de quedas;
  • Não se abrigar em frágeis coberturas metálicas;
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estas estarão sob influência de ventos fortes;
  • Além disso, a melhor proteção individual é constituída por abrigos subterrâneos, como um porão, já que o efeito de sucção dos tornados só ocorre a partir da superfície do solo. Se a sua residência não tem porão, fique em corredor interno e deitado próximo ao chão;
  • Se você for surpreendido por um tornado, fora de casa, deve deitar-se, em uma vala ou depressão do terreno;
  • Procure lugares seguros em sua residência ou sala de aula. Tenha certeza que estes lugares estão longe de janelas e objetos móveis. Proteja sua cabeça de objetos que podem cair ou se deslocar em função da ação dos ventos;
  • Por fim, também evite a curiosidade e afaste-se do fenômeno altamente destruidor.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas