O novo app Rego, lançado ontem, tinha mais do que um nome sugestivo: toda a descrição do app, tanto no iTunes como no site próprio, era algo bem divertido.
E Matt Henderson, criador do app, confirma para a gente: depois que fizemos um post sobre ele, o Rego viralizou no Brasil.
Em seu blog pessoal, Matt Henderson colocou sua resposta em vídeo ao sucesso do Rego no Brasil:
Eu tenho uma boa notícia e uma má notícia para vocês. A boa notícia é que ontem lançamos o Rego… e ele se saiu muito bem. Na verdade, a boa notícia é que ele viralizou no Brasil. A má notícia é o porquê dele viralizar. Acontece que “rego” no Brasil significa “cofrinho”.
O Gizmodo Brasil reparou nisto e eles publicaram um artigo com o título “Isto não é um hands-on”. E então eles colocaram o texto do nosso website em outro contexto, com o lance do “cofrinho”.
É muito bacana que ele tenha reagido de forma tão positiva sobre o caso do Rego. Mas Henderson tem laços com o Brasil: ele é faixa preta em jiu-jitsu brasileiro, da famosa escola de Vinicius “Draculino” Magalhães, e já ganhou medalha de ouro três vezes no Campeonato Europeu, em Lisboa.
Como ele deixou o Rego escapar? Henderson nos explicou por e-mail:
Ao desenvolver o Rego, perguntamos a alguns portugueses sobre o nome e, aparentemente, ele não é entendido da mesma forma em Portugal, então pensamos que estávamos a salvo!
Para os portugueses, “rego” pode significar “vala”, um sulco para escoamento de água; ou mesmo uma ruga entre as dobras da pele – “rego” só significa “cofrinho” no Brasil.
Mas o app não chamou a atenção só por aqui. Depois que a Apple viu o Rego, ele fez sucesso no mundo inteiro:
O app está indo muito bem. A Apple viu, e o acrescentou à lista “Novos e Recomendados” da App Store, e já está no top 50 dos apps com maior receita em vários países. Os downloads no Brasil aumentaram por um fator de 10 após o seu artigo!
Henderson também responde à pergunta: o Rego vai se expandir?
Quanto aos planos para outras plataformas, nós não decidimos ainda. Nós desenvolvemos um app para Android no passado, então temos experiência. Por enquanto, vamos ver como Rego se sai no iOS, e depois decidimos.
Assim como a gente, ele não conseguiu parar de rir depois de notar a ambiguidade. Mas será que ele vai mudar o nome? Não, parece que o Rego está a salvo:
É claro que, neste momento, não é possível alterar o nome, então talvez isto acrescente um pouco de diversão para o seu uso no Brasil!
O Rego é o produto número 2 da Makalu, empresa de Henderson (eles lançaram outro app em 2011). Com ele, você marca os lugares que visitou, guardando notas e fotos para se lembrar deles. O Rego está aberto a todos por US$ 0,99. [Blog do Matt Henderson]
ATUALIZAÇÃO: Matt Henderson promete traduzir o app e o site para o português. Vai, Rego!
@gizmodobr Ok, eu acho que agora nós vamos fazer uma versão do app eo site em Português! Vá Brasil! :-)
— Matt Henderson (@mhenders) 22 de março de 2013