_Cultura

“O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”: 6 livros para entender a história da série

Série, que vai adaptar as histórias de J.R.R. Tolkien, acontece milhares de anos antes dos eventos que vimos nos filmes da franquia. Veja outras obras para expandir o universo criado pelo autor

O Senhor dos Anéis

Imagem: Divulgação/Reprodução Prime Video

Contagem regressiva para a chegada de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” no Amazon Prime Video. No Brasil, os dois primeiros episódios da série estreiam dia 1º de setembro. Os demais capítulos chegarão ao streaming semanalmente, às sextas-feiras. A série, que vai adaptar as histórias de J.R.R. Tolkien, acontece milhares de anos antes dos eventos que vimos nos filmes da franquia.

A trama de “Os Anéis de Poder” traz mais uma expansão do universo criado pelo autor britânico, apresentando personagens e histórias ainda relacionadas ao anel mais cativantes.

A história se passa durante a Segunda Era do universo criado por J.R.R. Tolkien, após o surgimento da Terra Média e milhares de anos antes dos eventos vistos tanto em “O Senhor dos Anéis” quanto em “O Hobbit”, e contará a saga de nomes já conhecidos pelo público, como Galadriel e Elrond.

Pensando em quem já está ansioso por conhecer a Terra Média e quer explorar mais esse universo, selecionamos seis obras essenciais para ir adentrando o universo e ter a viagem garantida para o mundo fantástico criado por Tolkien. Confira:

O Silmarillion

“O Silmarillion” foi publicado postumamente em 1977 pelo filho de J. R. R. Tolkien, Christopher Tolkien. No livro há contos e versões de histórias já abordadas em outras obras, como “Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, que falam sobre a Segunda Era da Terra-média, a formação de povos antigos e outras criaturas.

Dividido em cinco partes, o livro passa pela criação do mundo, acompanha passagens importantes da Primeira Era, as guerras pelas Silmarils, a Queda de Númenor e seu povo e delineando os caminhos para os acontecimentos da Segunda Era. Esse livro compreende a gênese da Terra-Média, com seres criadores de todas as raças apresentadas no filme. Sua escrita conta com rimas, poemas e narrações sobre ambições e traições.

A última parte faz um apanhado das questões que culminam nos eventos da Terceira Era, mais aprofundada em “O Senhor dos Anéis” — o que inclui a criação dos “Anéis de Poder”. Por conta da complexidade e riqueza das histórias sobre a Terra-média, essa obra foi uma das mais consultadas pelos criadores da série.

Contos Inacabados

Durante toda a sua vida, Tolkien desenvolveu inúmeros escritos centrados nos habitantes da Terra-média. Em “Contos Inacabados”, os leitores podem conhecer um pouco mais sobre a magia e os mistérios do universo de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”.

O livro é um compilado sobre diversas histórias inéditas passadas na Terra-Média, além de trazer explicações de fatos anteriores e momentos significativos em “O Senhor dos Anéis”. Os contos narram desde os primórdios da região até a Guerra do Anel, passando por grandes batalhas, rivalidades, o nascimento de grupos poderosos e saga de personagens importantes, como Galadriel.

Mas, como o próprio nome sugere, os contos estão inacabados. Por meio de notas de rodapé e comentários, Christopher Tolkien tentou costurar o que ainda não estava público sobre o legado de seu pai.

Beren e Lúthien


Compondo um dos contos de “O Silmarillion” e também citada em “O Senhor dos Anéis”, a história de Beren e Lúthien é uma história de amor proibido, inspirada na relação do próprio autor com sua esposa, Edith. Beren é um mortal que se apaixona por Lúthien, uma princesa élfica. No entanto, o pai de Lúthien logo se opõe ao romance, impedindo que eles se casem.

Para que possam continuar juntos, o pai de Lúthien impõe uma condição quase impossível a Beren: roubar uma das Silmarils da coroa de Morgoth, o primeiro Senhor Sombrio. Dessa forma, acompanhamos a jornada épica de amor e aventura de Beren e Lúthien ao longo da Terra Média.

Os Filhos de Húrin

Os eventos contados em “O Silmarillion” também passam por aqui, mas dessa vez, bem mais explicados. O mais poderoso guerreiro que já existiu na Terra-média fora Húrin, cujo orgulho era tão grande quanto sua força física. Ao ser capturado pelas forças de Morgoth, o Primeiro Senhor Sombrio, Húrin resiste às ameaças e torturas que lhe foram impostas no cativeiro e zomba do líder maligno. As consequências de sua postura resoluta recaem, na forma de uma maldição, diretamente em sua família.

O Hobbit

Nessa jornada, acompanhamos o hobbit Bilbo Bolseiro, que levava uma vida pacata no Condado, até o dia em que o mago Gandalf bate à sua porta e vira sua vida de cabeça para baixo. De repente Bilbo se vê preso a uma aventura, junto ao povo dos Anões, em que precisará cruzar a Terra Média e enfrentar o poderoso dragão Smaug.

O livro conta de forma bem dinâmica e curta como o anel foi parar nas mãos de Bilbo Bolseiro. O Hobbit foi reescrito após o lançamento do filme “O Senhor dos Anéis” para que se encaixasse quase que perfeitamente um no outro.

O Senhor dos Anéis

“O Senhor dos Anéis” é o clássico da fantasia que reúne em um único livro muito do que Tolkien criou ao longo da vida. A história é dividida em três partes: “A sociedade do Anel”, “As Duas Torres” e “O Retorno do Rei”, em muitas edições divididas em volumes diferentes, mas idealizadas originalmente pelo autor como um único volume.

Na trama acompanhamos o desenrolar de alguns dos últimos acontecimentos de “O Hobbit”, que acabam se mostrando um sério problema que precisa urgentemente ser resolvido, e que coloca em risco a Terra Média. Dessa vez, os hobbits Frodo e Sam serão os principais guias da viagem e carregarão também o maior peso: destruir o Um Anel e salvar a Terra Média.

A série “Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”, além de trazer inspirações de diversas obras de Tolkien, tem influência direta dos vastos apêndices que se encontram no livro “O Senhor dos Anéis”.

Sair da versão mobile