Entre as “200 novas funcionalidades” do iOS 5, talvez as mais esperadas pelos usuários do iPhone eram o novo sistema de notificações e integração com redes sociais. Quem tem um iPhone 4 invejava a solução do Android: no celular-robô, basta puxar o topo e ver notificações em vários programas. A Apple acabou de mostrar a sua versão, que é basicamente igual à do Android conceitualmente, mas com os usuais toques de maçã.

Clique nas fotos para dar uma olhada em como as notificações se comportam. O funcionamento é o mesmo do Android: puxe a barra superior a qualquer momento para ver notificações de diversos programas:

A coisa é bem organizada e há bastantes detalhes de cada app (não é só “há um novo e-mail”, mas o remetente, assunto e primeira linha), algo bem melhor que o terrível sistema de notificações anterior. Além disso, o interessante é que é possível ter widgets lá em cima, para ações ou previsão do tempo. Outra funcionalidade bacana: no lock-screen é possível ver todas as suas notificações sem destravar o aparelho: se você vir o alerta de um novo SMS, fazendo o swipe pode ir diretamente para a mensagem em questão. Bem prático, e parecido com o sistema de notificações que a Samsung colocava sobre o seu Android.

Outra nova funcionalidade é a integração com redes sociais. Por enquanto, aparentemente só o Twitter está a bordo. Agora a foto dos contatos é atualizada com a do perfil que você associar a pessoa, e todos os apps poderão se comunicar melhor com as redes sociais. Finalmente é possível mandar uma foto pelo Twitter diretamente do app da câmera.

Atualizações pelo ar, novo Safari, e-mail e câmera… Ainda há bastante coisa nova (ao menos para os usuários de iPhone) no iOS 5. Fique conosco que falaremos detalhadamente de cada uma.