A ideia de uma tela sensível a toques enfiada em um notebook com formato tradicional parece um pouco estranha, mas goste você ou não, eles estão chegando. O HP Spectre XT Touchsmart é um bom exemplo de como colocar essa ideia em prática se ela for inevitável. Em vez de usar um painel barato qualquer para a tela, a empresa optou por um painel IPS de 15,6″, garantindo que a tela seja tão responsiva quanto vibrante.

No que diz respeito ao restante do notebook, a HP oferece os últimos processadores Core i5 e i7 de terceira geração (Ivy Bridge), até 8 GB de RAM e duas opções de armazenamento: HD de 500 GB + SSD auxiliar de 32 GB, ou um único SSD de 256 GB. E junto com a tradicional série de portas (USB 3.0, HDMI e Ethernet), o Spectre XT Touchsmart traz uma Thunderbolt. Uma novidade para a HP e uma raridade entre PCs.

Tela sensível a toques do Spectre XP Touchsmart.

Sobre a qualidade do acabamento, ele é bem fino com 17,9 mm, mas não tão leve — 2,16 kg. O corpo em alumínio é bastante sólido e o único contra é o trackpad, que se sobressai da superfície e apresenta uma borda afiada e desconfortável. Tentar o gesto de deslize pelas bordas, algo que o Windows 8 incentiva, é bem ruim. De qualquer forma, o notebook parece uma aposta decente da HP.

A empresa também anunciou um notebook com tela sensível a toques mais barato — o Envy Touchsmart Ultrabook 4. Ele tem uma LCD touchscreen de 14″, 8 horas de autonomia e opções de processadores Core i3, i5 ou i7, com até 8 GB de RAM e as mesmas soluções de armazenamento do Spectre XT Touchsmart. A data de lançamento ainda não é sabida, mas o preço deverá ficar entre US$ 800 e 900 — lá fora, claro.

Teclado retroiluminado.

O Spectre XT Touchsmart estará disponível em dezembro, começando em US$ 1.400. [HP]