Cultura

O único Oscar do Brasil: conheça Luciana Arrighi, de 84 anos, nascida no Rio

A figurinista ítalo-australiana-brasileira, que cresceu na Austrália, já venceu um Oscar; saiba por qual filme
Imagem: Reprodução/The Criterion Channel

Foi em 1999, mas os brasileiros ainda lembram: A atriz Fernanda Montenegro e o filme “Central do Brasil” perderam as estatuetas de Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional, respectivamente, na premiação do Oscar daquele ano.

Entretanto, por mais que Montenegro não tenha conseguido a honraria da indústria cinematográfica, outra brasileira conseguiu tal feito. Em 1993, a figurinista ítalo-australiana-brasileira Luciana Arrighi — hoje com 84 anos — venceu um Oscar de Melhor Direção de Arte por “Retorno a Howards End”, estrelado por Anthony Hopkins, Emma Thompson e Helena Bonham Carter.

Nascida no Rio de Janeiro, em 1940, Luciana estudou na National Art School em Sydney, na Austrália, e começou sua carreira no teatro, nos anos 1960. Então, mudou-se para o Reino Unido, onde trabalhou na emissora BBC.

Relação com o Brasil e outros prêmios de Luciana Arrighi

Em entrevista ao G1, em 2018, Arrighi disse que saiu do Brasil aos dois anos de idade, em 1942. Filha de um diplomata italiano e de uma australiana, ela foi morar no país de origem de sua mãe, onde viveu durante a infância, adquirindo a nacionalidade da Austrália.

“Eu tenho a nacionalidade australiana, mas pode se dizer que o Oscar que eu ganhei é um pouco brasileiro. Eu tenho certeza de que o Brasil me deu um brilho a mais”. A estatueta, contudo, não é considerada brasileira pela premiação.

Arrighi ainda venceu um BAFTA de Melhor Design de Produção por “Howards End” e “Razão e Sensibilidade” (1995). Ganhou ainda o Prêmio Emmy do Primetime de Melhor Design de Produção para uma Série Dramática: “The Borgias”, de  2011.

Outros trabalhos de Luciana Arrighi incluem os longas “Vestígios do Dia” (1993) e “Anna e o Rei” (1999), também indicados ao Oscar. Além disso, mais recentemente, a artista trabalhou nos dramas “A Última Sessão de Freud”, de 2023, e em “Sra. Harris Vai a Paris”, de 2022.

Aliás, no próximo domingo (10), ocorre a 96ª edição do Oscar — veja onde assistir.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas