_Tecnologia

O Winamp foi salvo

O Winamp anunciou que fecharia as portas em dezembro do ano passado. Mas, antes disso acontecer, surgiram diversos rumores de que ele seria vendido para outra empresa. Hoje, isso se confirmou: a Radionomy comprou o player de mídia. No anúncio oficial, o CEO da empresa, Alexandre Saboundjian, diz que quer “tornar o player onipresente, desenvolvendo […]

O Winamp anunciou que fecharia as portas em dezembro do ano passado. Mas, antes disso acontecer, surgiram diversos rumores de que ele seria vendido para outra empresa. Hoje, isso se confirmou: a Radionomy comprou o player de mídia.

No anúncio oficial, o CEO da empresa, Alexandre Saboundjian, diz que quer “tornar o player onipresente, desenvolvendo novas funcionalidades dedicadas a sistemas desktop, móveis, automóveis, dispositivos conectados e todas as outras plataformas”. Ou seja, parece que o Winamp está a salvo.

A Radionomy possui cerca de 6.000 estações de rádio online, e isso será integrado ao Winamp. Vale lembrar que ele já possui a plataforma de rádio online Shoutcast, com cerca de 45.000 estações, que a empresa também comprou.

Como lembra a Time, o foco do Winamp talvez mude no futuro, para se concentrar mais em rádio e menos nos seus MP3s. Mesmo assim, a aquisição – cujo valor não foi revelado – garante que o software continuará vivo no futuro próximo.

O Winamp foi comprado pela AOL em 1999. Desde então, ele perdeu o foco e também usuários: entre 2007 e 2012, a base de usuários caiu de 90 milhões para 30 milhões. Mesmo assim, ainda há uma forte base de fãs, que certamente ficará feliz com a notícia. O Winamp vive! [Radionomy via Olhar Digital]

Sair da versão mobile