Com o Xbox One, a Microsoft quer transformar a experiência de ver TV em algo incrível. Os truques escolhidos para isso: você pode alternar entre jogos e a programação da televisão assim como sempre fez com seu controle remoto, mas usando sua voz e gestos. Isso deixa o multitask muito mais fácil, e é só a ponta do iceberg.

Vendo TV

ku-xlarge

Para ligar o console, tudo que você tem que dizer é “Xbox, on”. A partir daí, fica ainda mais fácil? Que ver TV? Diga “Xbox, watch TV”, ele ele vai para o feed da TV ao vivo. Quer ouvir música ou ver um filme? Fale “play music” ou “Xbox, go to movies”. Comandos simples para você passear pela sua televisão — e esperamos muito que ele já chegue no Brasil entendendo português.

Mas, apesar de bacana, o Xbox ainda não é o tão sonhado substituto da TV a cabo. Para ver TV ao vivo pela saída HDMI, ainda é necessário um box de TV por assinatura conectado diretamente ao console, que, então, leva o sinal até a saída HDMI. Como o box da TV a cabo não é dispensado, você pode emparelhá-lo e usar o Xbox como bem entende. Quer usar seu controle remoto normal? Tudo bem. Quer trocar pelo guia de entretenimento da Microsoft e usar sua voz e gestos para controlar? Dá para fazer isso também.

Snap Mode

No Xbox One, você também poderá usar o Windows 8 Snap Mode, que permite que você rode dois apps ao mesmo tempo. Funciona assim: um dos aplicativos pode ser colocado na parte lateral da tela enquanto você vê um programa ou joga. Então, você pode estar assistindo a um filme e dar uma olhada no IMDB para ter mais informações sobre atores, por exemplo. Quer procurar alguma coisa na internet? Sem problemas. E também dá para fazer vídeochamadas, ou usar o Skype para bater papo enquanto você curte o Netflix. Se funcionar tão rápido como na apresentação da Microsoft, é algo com enorme potencial.

xboxsnapmode

A facilidade de navegação é a chave aqui. Se você quer ver o guia, apenas diga “Xbox, show the guide”. Criado especialmente pela Microsoft, o guia também funciona com comandos de voz do Kinect. Mais uma vez, você pode falar para o console que programa ou que canal quer ver. Também dá para voltar para os favoritos usando só a voz. Se você quer ver a tela inicial, diga “go home”. Também dá para conferir o que tem de mais popular na TV numa página de tendências. Parece como um controle remoto superavançado, só que sem ser um controle de verdade — e ele é insanamente simples de usar e de chegar no que você quer fazer.

Conteúdo original

O que mais? Uma série de TV baseada em Halo e criada pela parceria do Xbox Studios com Steven Spielberg. Uau! Não temos muitos detalhes ainda, mas já estamos acostumados a ver coisas boas do Spielberg. Queremos mais detalhes, MS!

Esportes

A Microsoft também se juntou a NFL, a liga de futebol americano dos EUA, para você jogar fantasy football (o Cartola FC deles) enquanto você vê o jogo ao vivo. Quer provocar seus amigo que torce pro outro time? Dá para usar o Snap Mode e ligar para ele usando o Skype durante o jogo.

O que funcionará por aqui?

Isso já é um mistério. Mas sabemos o que dificilmente funcionará aqui logo de cara: o guia de canais parece ótimo, mas como há muitos canais abertos nos EUA, é mais fácil funcionar lá. Aqui, é um pouco complicado. O lance dos esportes, o foco parece bem os EUA: seria bacana ver essa mistura no Brasil com, por exemplo, o Brasileirão e o Cartola FC. Mas não se empolgue tanto. Esperamos, pelo menos, que ele chegue ao país entendendo português. Devemos ter mais detalhes sobre as novidades e localização delas na E3.