A maioria das obras de arte estão em quadros bidimensionais, o que torna impossível que deficientes consigam apreciar essas pinturas. No entanto, uma equipe de Helsinque (Finlândia) está tentando mudar isso com versões 3D de famosas obras de arte, que pessoas cegas poderão tocar e sentir.

O projeto Unseen Art (arte invisível, em tradução livre) tem como objetivo tornar a arte mais acessível para os que têm dificuldade em ver as pinceladas de um quadro. Ao tornar famosas obras de arte em modelos 3D de código aberto, a ideia é que as imagens possam ser impressas em qualquer lugar do mundo.

masterpiece2

Num primeiro momento, a equipe de Helsinque está buscando criar uma serie de modelos 3D para serem distribuídos para universidades, livrarias e escolas pelo mundo. Por US$ 30 no site de financiamento coletivo IndieGoGo, você pode ajudá-los e ainda receber um modelo 3D do rosto da “Monalisa”, de Leonardo da Vinci. Se isso não for o suficiente, você pode comprar uma versão em tamanho real da obra por US$ 1.500.

A longo prazo, a equipe espera criar uma galeria inteira de arte clássica com peças feitas em impressoras 3D.

[Unseen Art]