XANGAI* – Você não precisa mais de uma pessoa para fazer gravações de vídeos de esportes, dança ou ação. Na real, você só precisa de uma câmera com inteligência artificial. A ideia da OBSBot é justamente essa: seguir objetos numa cena, como se fosse uma pessoa operando a câmera.
O produto, anunciado na CES 2019, em Las Vegas, foi lançado oficialmente para o mercado durante a versão asiática da feira, em Xangai. Fabricada pela chinesa Remo, a OBSBot tem um sensor de 12 megapixels com zoom óptico de 3,5x capaz de filmar em 4K/60fps e um gimbal de três eixos. Essa última especificação significa que ela se move de forma suave para acompanhar o objeto marcado pelo aplicativo via celular.
A companhia quer vender essa câmera para produtores de conteúdo de ação e esporte. Dá para configurar a câmera para te seguir durante aquela partida de futebol com os amigos, por exemplo, ou pedir para ela acompanhar manobras de skate, o seu pet ou simplesmente usá-la como câmera de gravação de blogs.
Fiz um teste breve no estande da empresa aqui na CES Asia é ela parece ser bem esperta. Há um modo “insano” para ela acompanhar objetos que se movem muito rápido.
A promessa é de 3 horas de autonomia de bateria. Há algumas características interessantes como gravação em super slot-motion (240fps) em 1080p e uma série de gestos que você pode fazer para configurar funções – abrir a palma da mão faz a câmera te seguir, por exemplo. É possível definir ainda modos de enquadramento pelo app. E ela é bem portátil: tem 17 cm de altura e pesa 610 gramas.
Após ser anunciada na CES 2019, a OBSBot foi promovida via financiamento coletivo pelo Kickstarter. Na plataforma, cada unidade custava US$ 489. Para o lançamento definitivo, a Remo comercializa a câmera por US$ 720.
*O jornalista viajou para Xangai a convite da CTA, empresa que organiza a CES