_Cultura

Onde achar obras do escritor Jon Fosse, ganhador do Nobel de Literatura

Norueguês recebeu o prêmio nesta quinta-feira (5) e, por consequência, deve ter mais livros lançados no Brasil no ano que vem

O autor norueguês Jon Fosse, Nobel de Literatura

Imagem: Winje Agency/Reprodução

O escritor norueguês Jon Fosse ganhou nesta quinta-feira (5) o Prêmio Nobel de Literatura de 2023. Em um comunicado nas redes sociais, a organização disse que o Nobel foi dedicado a Jon Fosse “pelas suas peças e prosa inovadoras que dão voz ao indizível”. Veja abaixo:

Adotando um estilo de romance reduzido, a maneira como o autor escreve passou a ser chamado de “minimalismo de Fosse”. Ele também é conhecido por escrever numa versão menos popular do idioma norueguês.

Segundo o Nobel, a obra de Fosse ao longo da vida tem uma variedade de gêneros com peças de teatro, romances, coleções de poesia, ensaios, livros infantis e traduções.

Livros do Nobel de Literatura no Brasil

A Companhia das Letras disponibiliza no Brasil o livro de Jon Fosse “É a Ales”, com tradução de Guilherme da Silva Braga. A sinopse descreve a obra como “um romance hipnótico e inesquecível sobre um homem que sai com um barco para nunca mais voltar, de uma mulher que permanece à sua espera e das marcas indeléveis que unem cinco gerações de uma família”.

Já a editora Tordesilhas foi responsável pelo livro “Melancolia”, de 2015. A tradução é de Marcelo Rondinelli.

Em uma prosa hipnótica, magnética, o dramaturgo e escritor norueguês Jon Fosse descreve em Melancolia um dia de crise e a sua repercussão anos mais tarde na vida do próprio Hertervig –- e mais de um século depois na vida de um escritor inspirado pela obra do artista, que existiu de fato. Retrato extraordinário da mente perturbada de um artista, o livro revela uma consciência assustadoramente frágil, mas capaz de apreender com grande sensibilidade a beleza e a luz que há no mundo”.

Por fim, a Fósforo abriu pré-venda do livro “Brancura” do Nobel de Literatura de 2023, que chega no dia 19 com tradução de Leonardo Pinto Silva.

Pelo Instagram, a editora confirmou que pretende lançar mais obras de Jon Fosse, seguida pela Companhia das Letras.

“A Fósforo prepara uma antologia de poemas e outra de peças do escritor norueguês, conhecido por transitar entre diversos gêneros. Já a Companhia das Letras pretende lançar no mesmo ano “Trilogia”, premiado volume com três novelas sobre a história de amor entre um jovem casal. Em 2025, sai pela Fósforo “Septologia”, romance de mil páginas considerado por muitos sua grande obra”, anunciou.

Sobre o autor

O primeiro romance dele foi em 1983, “Raudt, svart” (“Vermelho, preto”). A obra não tem publicação no Brasil. A primeira peça foi em 1992, com “Nokon kjem til å kome” (“Alguém vai chegar”).

Fosse nasceu na Noruega em 1959. Ele cursou o ensino médio em Øystese e estudou literatura na Universidade de Bergen, segundo a Winje Agency. Ele também trabalhou como jornalista, lecionando na Academia de Redação de Hordaland.

Em entrevista a Winje Agency, em 2020, Fosse disse como foi que começou a escrever prosas após muito tempo dedicado às peças de teatro.

“Eu queria entrar em outro clima, um clima mais lento. Escrever com frases longas com esse tipo de fluxo. Quando você está escrevendo bem, ele acontece de uma forma inexplicável. Esse é o maior presente de se escrever”, disse. 

https://www.youtube.com/watch?v=YXJ_S5exW9U

 

Sair da versão mobile