Onde assistir à última entrevista de Ziraldo para o Jô Soares
De Lolita Rodrigues a Rita Lee, diversas celebridades brasileiras já sentaram no sofá de Jô Soares. Mas o último – e mais frequente – convidado do “Programa do Jô” foi ninguém menos do que o cartunista mineiro Ziraldo, que faleceu na tarde do último sábado (6), aos 91 anos.
Ziraldo morreu dormindo em seu apartamento no Rio de Janeiro. De acordo com sua filha, Daniela Thomas, ele teve falência múltipla de órgãos. Contudo, a causa oficial da morte ainda não foi confirmada.
O cartunista teve um velório aberto na Associação Brasileira de Imprensa, no último domingo (7). Além de Daniela, ele deixa outros dois filhos que teve com a esposa Vilma Gontijo, com quem se casou em 1958.
Entrevista de Ziraldo no “Programa do Jô”
Amigo de longa data do apresentador, o autor do livro infanto-juvenil “O Menino Maluquinho”, de 1980, foi entrevistado por Jô 24 vezes ao longo de 16 anos, segundo o Splash. Sua última aparição no programa da Globo foi justamente em seu último episódio, transmitido em 16 de dezembro de 2016.
Ao anunciar sua participação, Jô justificou: “Escolhi um convidado para lá de especial, porque além de ser uma artista genial, de reputação internacional, é recordista de vindas ao programa. Todo ano ele veio”. Também falecido, Jô Soares morreu em 5 de agosto de 2022, deixando um incrível legado na televisão brasileira.
O último episódio do “Programa do Jô”, com participação de Ziraldo, ainda está disponível no streaming Globoplay. Assista a um pequeno trecho abaixo:
No YouTube, também é possível ver outras participações do cartunista no Programa do Jô. É o caso, por exemplo, da entrevista de 2007, quando Ziraldo comemorava seus 75 anos de idade — além de 50 anos de carreira. Reveja:
Trajetória de Ziraldo
Ziraldo nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais. Ele começou sua carreira em 1954, escrevendo uma coluna de humor na Folha de S. Paulo, na época “Folha da Manhã”. Em 1957, se formou na Faculdade de Direito de Minas Gerais.
Em 1960, lançou a primeira história em quadrinhos produzida no Brasil e primeira feita por um só autor, a revista “Turma do Pererê”. Com o início da Ditadura Militar, a história foi cancelada e voltou só nos anos 1970.
Em 2022, a Netflix incluiu a série de animação “Menino Maluquinho” em seu catálogo. Além disso, a obra “Menino Maluquinho – O Filme” está no Globoplay.
“Que alegria ver esse menino divertindo mais uma geração de brasileiros, agora trazendo discussões e desafios da infância e adolescência, com temas atuais e num formato inédito. Assim, pais e filhos poderão assistir juntos: uns para relembrar a infância, e outros para criar suas próprias memórias”, disse o escritor em um comunicado da Netflix na época.