“Fifa The Best”: onde assistir à premiação dos melhores do ano no futebol
Nesta segunda-feira (27) acontece o FIFA The Best, cerimônia de premiação que celebra os melhores atletas e treinadores da temporada. O evento tem início marcado para às 17h, horário de Brasília, e será transmitido por ESPN, Star+, Globo Esporte e FIFA TV, no YouTube.
O prêmio mais esperado da noite é o de melhor jogador do mundo. Na categoria masculina concorrem o argentino Lionel Messi, campeão da Copa do Mundo, o francês Kylian Mbappé, vice-campeão do Mundial do Catar, e o também francês Karim Benzema, eleito no ano passado o melhor jogador do mundo pela revista France Football.
Entre as jogadoras de futebol feminino as concorrentes ao The Best são: Beth Mead, do Arsenal, Alex Morgan, do San Diego Wave, e Alexia Putellas, jogadora do Barcelona e atual melhor jogadora do planeta.
Gol de voleio
O atacante Richarlison concorre ao prêmio Puskás, de gol mais bonito do ano. Ele fez aquele golaço de voleio marcado na estreia da Copa do Mundo. O brasileiro disputa com o francês Dimitri Payet e o polonês Marcin Oleksy, atleta de futebol para amputados.
Pia Sundhage, técnica da seleção brasileira feminina, está entre as três finalistas ao prêmio de melhor treinador de futebol feminino. Pia levou a seleção canarinha ao título da Copa América de 2022. Este ano a sueca tem o desafio de buscar o título inédito da Copa do Mundo feminina.
Pia concorre ao prêmio com duas outras gigantes: a técnica da Inglaterra Sarina Wiegman e a treinadora do Lyon, da França, Sonia Bompastor.
Entre os homens a disputa é entre Lionel Scaloni, campeão da Copa do Mundo com a Argentina, Carlo Ancelotti, Campeão da Champions League — e especulado como o próximo treinador da seleção brasileira masculina –, e Pep Guardiola, que foi mais uma vez campeão da Premier League.
A cerimônia ainda premiará os melhores goleiros. Entre os homens os concorrentes são Yassine Bounou do Sevilla, Thibaut Courtois do Real Madrid e Emiliano Martinez, jogador do Aston Villa e campeão do Mundo pela seleção da Argentina. Na categoria feminina Christiane Endler do Lyon, Ann-Katrin Berger do Chelsea e Mary Earps do Manchester United disputam o troféu.