O OnePlus One é um smartphone que reúne ótimas especificações, roda CyanogenMod direto da caixa e custa muito menos que a concorrência. Como era de se esperar, muitas pessoas querem comprá-lo agora mesmo, mas a OnePlus one avisa nos fóruns: você poderá adquiri-lo “sem muita dificuldade” em junho.

Por US$ 299, você leva um smartphone com as seguintes especificações:



Tela JDI de 5,5 polegadas com resolução 1080p
Processador Snapdragon 801 quad-core de 2,5 GHz
3 GB de RAM DDR3
16GB de armazenamento interno
Câmera traseira de 13 megapixels com sensor Sony Exmor, abertura f/2.0 e gravação de vídeo 4K e flash LED duplo
Câmera frontal de 5 megapixels
Bateria de 3.100 mAh
Wi-Fi dual-band AC, Bluetooth 4.1, GPS/GLONASS, NFC

Há também uma versão preta de 64 GB, que custa US$ 349. Ambas têm 8,9 mm de espessura e pesam 162 g.

O dispositivo roda CyanogenMod 11S. Trata-se do Android 4.4 KitKat com uma experiência bem próxima à que o Google criou, com novidades adicionais: Privacy Guard, para controlar quais apps terão acesso a certos dados; mensagens criptografadas com usuários do TextSecure; temas para personalizar a interface; e claro, nada de apps inúteis de fabricante.

O OnePlus One estará disponível inicialmente nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hong Kong, Itália, Portugal, Reino Unido, Suécia e Taiwan.

oneplus one (1)

Mas se você tem um amigo no exterior, espere antes de pedir um favorzinho para ele. É que, por enquanto, o OnePlus One é oferecido apenas via convite, e de uma forma muito inusitada: é a campanha Phone Smash.

Primeiro, você faz o cadastro no site; depois espera ser escolhido aleatoriamente; e por fim, envia um vídeo seu destruindo seu celular antigo. (Não adianta quebrar seu smartphone agora!) Os 100 vencedores do Phone Smash recebem um OnePlus One de 16 GB por um dólar, mais três convites para amigos comprarem o aparelho. As inscrições vão até 2 de maio.

Os convites também estão sendo distribuídos no fórum da OnePlus, então visite-o e fique esperto. Mas a empresa avisa que, em junho, não deve ser muito difícil conseguir a chance de comprar o One. Este é o calendário previsto:

Já prontos – 100 dispositivos para campanha Phone Smash
Até final de maio – lote maior de 16GB branco para o primeiro lote de convites
Início de junho – lote maior de 64GB preto
Meados de junho – aumento da disponibilidade geral; quem quiser o aparelho deve obter o convite sem muita dificuldade em junho

A OnePlus é uma startup chinesa formada por vários ex-funcionários da Oppo, gigante de tecnologia que lançou no ano passado o N1, primeiro smartphone com CyanogenMod.

Várias fabricantes chinesas são conhecidas por seus smartphones Android potentes e baratos, como a Meizu e a Xiaomi – que deve desembarcar no Brasil até o final do ano. [OnePlus Forums via CNET e Phandroid]