Tecnologia

Ônibus Aquático: como vai funcionar o coletivo flutuante em São Paulo

Aquático recebe autorização para funcionar e deve beneficiar mais de 380 mil moradores da Zona Sul de São Paulo; saiba detalhes do ônibus
Imagem: Prefeitura de São Paulo/Divulgação

A cidade de São Paulo vai adotar um novo meio de transporte: um ônibus aquático que irá operar na represa Billings. Intitulada Aquático-SP, a embarcação coletiva deve beneficiar mais de 380 mil moradores da Zona Sul do município, principalmente em regiões como Grajaú, Pedreira e Cocaia.

whatsapp invite banner

O ônibus Aquático é um dos principais projetos da prefeitura de São Paulo. Em 2014, o então vereador e atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB) propôs a ideia, que se tornou realidade em 2024. Era para o ônibus ter iniciado as viagens em 27 de março, mas o Ministério Público suspendeu a estreia para elaborar mais estudos sobre o impacto ambiental do veículo.

Na última segunda-feira (15), a Justiça de São Paulo liberou as viagens do ônibus Aquático, após acatar os argumentos da SPTrans. No processo, a empresa explicou que o projeto não só recebeu apreciação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), como é uma inovação de pequeno impacto ambiental.

Agora, a SPTrans e a Prefeitura de São Paulo se preparam para anunciar a nova data de lançamento do Aquático. A linha terá dois ônibus com capacidade para 60 passageiros cada e irá ligar os bairros Cantinho do Céu, na região do Grajaú, e Parque Mar Paulista, em Pedreira.

Trajeto do ônibus Aquático será de 5,6 km e vai durar 30 minutos

Trajeto do ônibus Aquático será de 5,6 km e vai durar 30 minutos

Trajeto do ônibus Aquático será de 5,6 km e vai durar 30 minutos (Imagem: Prefeitura de São Paulo/Divulgação)

O transporte hidroviário vai percorrer aproximadamente 5,6 quilômetros pela represa Billings, com tempo de travessia de 30 minutos, considerando os intervalos de embarque e desembarque. Em comparação, demora, em média, 1h20 para percorrer o mesmo trajeto por terra, que passa a ter 17,5 quilômetros e necessitar de dois ônibus.

Durante a fase de testes, que deve durar três meses, será possível usar os ônibus de graça. Depois, a tarifa será de R$ 4,40, e os barcos terão integração com linhas de ônibus tradicionais e suporte a pagamento por Bilhete Único.

O embarque vai acontecer em dois terminais hidroviários que ainda estão sendo construídos. Além disso, a SPTrans irá inaugurar uma parada de ônibus que irá conectar o Terminal Pedreira ao Terminal Santo Amaro. Essa nova linha terá intervalo de 15 minutos.

Ambos os ônibus da linha Aquático, em São Paulo, contam com banheiros, ar-condicionado, televisão, rede Wi-Fi e portas USB para carregamento de celular. Vale mencionar que todos os assentos oferecem coletes salva-vidas.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas