ONLYOFFICE inova e lança nova forma de colaborar documentos na nuvem

Suíte de aplicativos de código aberto conta com editor de textos, planilhas, apresentações e formulários. Novo DocSpace facilita a colaboração
ONLYOFFICE inova e lança nova forma de colaborar documentos na nuvem
Imagem: ONLYOFFICE/Divulgação

A suíte ONLYOFFICE acaba de lançar um novo recurso que utiliza um conceito de salas colaborativas que facilitam o trabalho de compartilhar documentos com clientes, parceiros de negócios e usuários externos.

Desenvolvida por uma equipe internacional de desenvolvedores e entusiastas de TI, a ONLYOFFICE possui aplicativos avançados de processamento de textos, planilhas e apresentações. Ele é semelhante ao Microsoft Office e Google Docs, mas acaba sendo uma boa alternativa gratuita e de código aberto. Atualmente, a suíte conta com 10 milhões de usuários em todo o mundo.

Com o novo recurso – batizado DocSpace –, agora é possível criar salas personalizadas em que é possível conectar pessoas e documentos em um mesmo espaço.

A primeira versão da nova função oferece dois tipos de salas: salas de colaboração para coautoria em tempo real e salas personalizadas com configurações flexíveis para qualquer finalidade comercial.

Por exemplo, o usuário pode compartilhar um conteúdo apenas para visualização, solicitar comentários e revisões em arquivos ou sinalizar formulários que precisam ser preenchidos. Basta criar as salas, convidar as pessoas e compartilhar arquivos em diferentes formatos.

Mais produtividade e transparência

O recurso é útil para quem precisa enviar vários documentos para um grupo de pessoas, principalmente aqueles que trabalham em outras organizações ou para usuários externos. Isso evita ter de compartilhar cada documento ou pasta de forma independente – um por um.

Também é possível se comunicar em tempo real com os presentes em cada sala, usando o bate-papo integrado ou fazendo chamadas de áudio e vídeo. Em breve, o recurso também deve oferecer suporte para salas privadas, onde será possível compartilhar documentos sensíveis ou confidenciais.

Segundo a plataforma, o recurso de salas atende aos principais padrões de privacidade de dados, além de fornecer algoritmo de criptografia AES-256, protocolo HTTPS, bem como ferramentas de relatórios de rastreamento e auditoria.

Por enquanto, a novidade está disponível em uma nuvem pública segura fornecida pela Amazon. Contudo, é possível conectar vários serviços de nuvens de terceiros, como DropBox, Nextcloud ou OneDrive, para fazer o backup de dados. A versão auto-hospedada do DocSpace também será lançada em breve.

ONLYOFFICE é multiplataforma

O ONLYOFFICE DocSpace está disponível para uso em duas versões: gratuito (por tempo limitado) e empresarial.

Na versão de graça, é possível incluir 1 gerente, 2 usuários avançados e criar até 12 salas – com um número limitado de usuários – e usando 2 GB de espaço em disco.

Já o plano Business é possível criar um número ilimitado de salas e usuários, aplicar branding e personalização, rastrear logins e ações do usuário, ativar o backup automático, além de contar com 100 GB por administrador. O valor é calculado em função do número de administradores escolhidos, sendo US$ 15 para cada um deles por mês.

Para instituições de ensino e organizações sem fins lucrativos, há descontos especiais.

O ONLYOFFICE está disponível para desktops com sistema Windows, Mac OS e Linux, além de dispositivos Android e iOS.

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