Tecnologia

OpenAI lançará (atrasada) “App Store” para o ChatGPT

Plataforma vai oferecer chatbots personalizados, acessíveis até mesmo para quem não tem conhecimento em programação

Desejo antigo da OpenAI, a “GPT Store”, plataforma virtual onde a criadora do ChatGPT vai oferecer produtos e serviços personalizados de inteligência artificial, deve, finalmente, sair do papel. Segundo a empresa, o lançamento oficial deve acontecer já na próxima semana.

A informação foi compartilhada para membros do plataforma GPT Builder via e-mail. O conteúdo do memorando dizia para os criadores verificarem se seus projetos estavam de acordo com as diretrizes da empresa e se suas criações estavam com a visualização pública habilitada.

O GPT Builder é uma ferramenta que permite que desenvolvedores criem chatbots de IA para diferentes aplicações. O principal destaque do recurso é que ele pode ser utilizado até mesmo por pessoas sem conhecimento profundo em programação.

A empresa anunciou que permitiria que terceiros criassem aplicações baseadas no poderoso GPT-4, o modelo que alimenta versão paga do ChatGPT, em novembro do ano passado. Além disso, A OpenAI revelou a intenção de monetizar os criadores com base no número de acessos, mas ainda não deu detalhes de como isso vai funcionar.

A previsão de lançamento inicial era novembro do ano passado, mas a OpenAI passou por alguns momentos turbulentos graças a queda de braço entre o conselho de administração e o CEO. Sam Altman, o principal rosto da companhia, foi desligado do cargo inesperadamente em 17 de novembro. O presidente da companhia, Greg Brokman também pediu desligamento logo em seguida, o que levantou uma série de dúvidas sobre o momento da cúpula da empresa.

Na semana seguinte, ambos foram anunciados pela Microsoft como líderes de um projeto de pesquisa avançada em IA, mas após pressão interna de funcionários que ameaçaram se demitir coletivamente da OpenAI, ambos foram reintegrados à companhia e o conselho de administração reformulada.

Com isso, o lançamento da GPT Store foi adiado em novembro e posteriormente em dezembro. Se não houver mais nenhum contratempo, a plataforma deve finamente fazer sua estreia nos próximos dias.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas