Uma câmera SLR feita por impressora 3D nos faz desejar filmes feitos por impressoras 3D também
Apesar de a maioria das empresas ter parado de produzir câmeras SLR analógicas, os fãs da fotografia baseada em filmes devem ficar felizes em saber que eles poderão imprimir substitutas em 3D quando suas amadas máquinas quebrarem. A câmera OpenReflex foi criada por Léo Marius, um designer recém-formado que publicou todo o material necessário para fazer a sua própria no Instructables — tudo, menos a impressora 3D, claro.
A OpenReflex aceita filmes padrões de 35mm e funciona sem qualquer lente; como os esquemas da câmera são fornecidos, fotógrafos mais esforçados poderão modificá-los de modo que as lentes que eles já têm funcionem nela. O custo dos materiais fica em cerca de US$ 30, incluindo o plástico, o espelho interno e Sugru (um tipo de silicone maleável) suficiente para garantir que o equipamento impeça a entrada de luz — por outros buracos que não o da lente, claro. Todos os componentes da câmera demoram 15 horas para serem impressos, então mesmo que você não tenha uma impressora 3D dando sopa em casa, o aluguel de uma para essa tarefa não deve ficar tão caro.
As fotos tiradas com a OpenReflex têm um visual similar ao que você consegue usando câmeras lomográficas, mas com o passar do tempo e o refinamento do design, espera-se que a qualidade de imagem melhore. Graças à criação de Marius, as SRLs sobreviverão para todo o sempre. Só falta agora encontrar um jeito de criar filmes que possam ser feitos em impressoras 3D também. [Instructables via PetaPixel]