Opa, a Opera acabou de colocar links para download da versão beta do Opera Mobile 9.7, aquele navegador para celulares que possui Flash e que comprime as páginas num servidor, para baixá-las mais rápido. Vamos dar uma olhada nele.

A Opera coloca claramente nas notas de versão que o Mobile 9.7 está em fase inicial, ou seja, estão faltando algumas funções, principalmente suporte completo a Flash e a Google Gears. Mas e a navegação em si?

Com a compressão de página ligada, fica muito rápida. A página completa do New York Times, com imagens e tudo, rodou em 7 segundos em 3G. A formatação da página praticamente não é alterada com a compressão, e o sacrifício na qualidade das imagens é perceptível, mas não é tão ruim assim. Porém, o navegador fica instável com a compressão ligada, e trava quando acessa páginas mais complicadas, como o próprio Gizmodo.

Há outros problemas como ausência quase total de suporte a teclados virtuais não-padrão no Windows Mobile, e uma função de girar a página que não funciona. Mas é uma versão beta, e por enquanto está boa: se esta versão sair tão boa quanto parece que será, deve chamar atenção para o Skyfire, seja para aprová-lo, seja para derrubá-lo com um chute nas partes.