Não bastasse a compressão nos servidores e a nova interface que vimos semana passada, a Opera Software fez algo impressionante com a próxima versão de seu navegador: eles o transformaram num servidor para arquivos, música, fotos e sites — e que nem precisa ser configurado.

Esta ideia fica entre um servidor web pessoal e um programa de compartilhamento de arquivos, tanto na tecnologia quanto no conceito em si. A interface é bem direta, dividida em paineis para cada serviço que você queira "hospedar". Todos eles funcionam de forma estupidamente simples: você inicia um serviço, seja ele compartilhar fotos, músicas, web hosting ou simples troca de arquivos, escolhe uma pasta para compartilhar, ajusta as preferências de segurança e pronto. Também há serviços de chat e uma "geladeira" (Fridge), que é quase um scrapbook do Orkut, mas localizado no seu computador, para outros usuários do Opera colocarem notas para você.

         

Já nesta fase inicial é possível encontrar vários serviços para explorar, incluindo streaming de música disponível para todos — o que pode causar problemas para a Opera, apesar de que, estritamente falando, a Opera não está fazendo o streaming. Ainda não existe serviço de vídeo por enquanto, mas o Unite pode receber extensões, ou seja, qualquer um pode criar um plugin para acrescentar mais serviços além dos que os serviços padrão de troca de arquivos oferecem.

A Opera está orgulhosa do fato de que o Unite navega contra a onda dos novos serviços web, optando por hosting de conteúdo no computador do usuário, em vez de soluções baseadas na "nuvem" (cloud computing) — tão orgulhosa que eles repetem constantemente e falando sério que o Unite é um produto "web 5.0", o que é um pouco risível dado que o Unite é uma coleção de serviços que estão disponíveis há anos, mesmo que nunca em uma forma tão simples ou consolidada. Como forma conveniente de compartilhar grande volume de conteúdo, até entendo. Mas algo para mudar o jogo? Aí já não tenho certeza.

Claro que você pode experimentar: um preview técnico do Opera Unite está disponível aqui para download.