_Tecnologia

Oppo promete dispositivo capaz de recarregar celular em 9 minutos

Novo adaptador deve ser lançado junto com o vindouro Realme GT Neo 5 Pro e entregará potência de carregamento de 240 W

Oppo promete dispositivo capaz de recarregar celular em 9 minutos

Imagem: Android Autority/Reprodução

A Oppo desenvolveu uma nova tecnologia de carregamento rápido que entrega potência de 240 W. Na prática, o novo adaptador poderá carregar de 0 a 100% a bateria de um celular em apenas 9 minutos.

Apesar da marca chinesa vir prometendo e lançando carregadores ultra rápidos desde 2020, parece que, finalmente, uma opção de alta potência estará disponível para compra muito em breve. Fotos reais vazadas na internet já mostram o novo carregador SuperVOOC de 240 W:

Carregador de 240 W desenvolvido pela Oppo e que será compatível com a nova linha de celulares da Realme. Imagem: Pplware/Reprodução

Além disso, conforme revelou o site Pplware, o novo carregador deverá estar presente na caixa do novo smartphone  Realme GT Neo 5 Pro – previsto para ser lançado na próxima quinta-feira (5). O site explica que a Realme é uma empresa do mesmo grupo da Oppo, inclusive com ambas compartilhando a mesma equipe de desenvolvimento.

De acordo com testes, o carregador permite carregar a bateria do celular a até 64% em apenas cinco minutos – o suficiente para fazer uma carga rápida antes de sair de casa, para o caso de a bateria estar no fim.

Rumores também apontam que o novo celular da Realme é equipado com uma bateria de duas células, o que ajuda a distribuir a energia de forma mais segura e rápida.

Como ainda não é possível aumentar fisicamente o tamanho/capacidade das baterias atuais, as fabricantes estão focadas em criar carregadores de alta potência, que aceleram a recarga do celular e melhoram a experiência dos usuários.

Atualmente, já é possível encontrar no mercado celulares que oferecem suporte a carregamento rápido de até 120 W. Porém, quanto maior a carga, existe o risco de o aparelho ser danificado, caso ele não tenha recursos para evitar superaquecimento ou sobretensão.

Vale lembrar que a União Europeia não apenas quer uniformizar o uso da porta USB Tipo-C nos aparelhos, mas também pretende em um segundo momento forçar os fabricantes a padronizar as tecnologias de carregamento rápido.

Sair da versão mobile