Oppo vai além do dobravel e pensa em celular todo em vidro
Enquanto o mundo ainda se acostuma com a ideia de celulares dobráveis, a marca chinesa Oppo está criando uma nova geração de smartphones que substitui o metal de suas carcaças por um design feito totalmente em vidro.
O aparelho conceito foi apresentado durante o “Inno Days”, evento anual em que a Oppo expõe as suas principais inovações tecnológicas. No caso do celular, ele foi desenhado para eliminar a necessidade de uma moldura de metal para manter a tela e o invólucro juntos.
A Oppo se refere ao projeto como um “vidro integrado” e “corpo todo em vidro”, chamando a atenção pela traseira lisa e reflexiva — com um visual que lembra um líquido, como o mercúrio.
Apesar da estrutura toda em vidro, ele ainda tem espaço para uma porta USB-C na parte inferior, além de um módulo de câmeras na traseira. Já na parte frontal, nota-se a ausência de um furo da câmera selfie. No vídeo abaixo, é possível ver a aparência do celular:
Obviamente, um celular feito com uma peça única de vidro tem suas desvantagens. Além das inevitáveis marcas de dedos e das preocupações quanto a sua resistência, ele pode ser mais difícil de desmontar para fazer reparos.
Além do smartphone, também foram expostos fones de ouvido e um smartwatch que seguem a mesma ideia de construção em vidro.
Vale lembrar que a apresentação do celular conceito não significa necessariamente que ele será lançado comercialmente. Em muitos casos, esse tipo de exposição serve apenas para demonstrar as capacidades tecnológicas da fabricante.
Além do smartphone de vidro, a Oppo anunciou durante o evento os seus novos dobráveis Find N2 Flip e Find N2, um par de óculos conectados e o novo chip MariSilicon Y, que promete melhorar o áudio em celulares. O evento da empresa pode ser visto na íntegra abaixo: