Orbitador lunar coreano envia single do BTS à Terra via internet espacial
Mesmo a uma distância de 1,28 milhão de quilômetros, o orbitador lunar Danuri, da Coreia do Sul, conseguiu transmitir o single do BTS, “Dynamite”, para a Terra. O Ministério da Ciência sul-coreano comemorou o feito nesta segunda-feira (7).
Além do arquivo de música, o orbitador também enviou fotos e vídeos da Terra vista da perspectiva da Lua.
O orbitador lunar é um veículo espacial não tripulado. Para enviar os arquivos, precisou usar sua carga útil de internet, um dispositivo projetado para testar a capacidade de transmissão de dados do espaço para a Terra.
Fora da atmosfera terrestre, é comum que os sinais de telecomunicações fiquem instáveis e se desconectem com frequência. Com o sucesso do envio, a Coreia dá mais um passo no desenvolvimento de tecnologias estáveis para internet espacial, disse o governo.
“O ETRI [Instituto de Pesquisa em Eletrônica e Telecomunicações, na sigla em inglês] realizou testes de verificação de desempenho de sua carga útil de internet espacial duas vezes”, noticiou o ministério, em registro do jornal Korea Times.
Segundo Seul, o primeiro teste foi em 25 de agosto, quando o orbitador estava a 1,21 milhão de quilômetros da Terra. Em 28 de outubro, quando chegou a 1,28 milhão de quilômetros, conseguiu transmitir os arquivos com sucesso.
O teste do desempenho foi significativo porque aconteceu a uma distância até três vezes maior que a meta de 380 mil km, estipulada antes do lançamento do orbitador.
Fotos inéditas
Além do single do BTS, o pacote de arquivos também incluiu fotos tiradas da Terra e da órbita da Lua pela câmera de alta resolução. As imagens mostram a Lua a uma distância de 1,46 milhão de quilômetros entre 15 de setembro e 15 de outubro.
Outras 15 fotos mostram a Lua orbitando a Terra a uma distância de 1,544 milhão de quilômetros, em 26 de agosto. “As fotos são significativas porque o Danuri captou o processo da Lua em sua órbita enquanto passava pela Terra”, disse o ministério sul-coreano.
O Danuri deve realizar missões científicas por um ano a partir de janeiro. Nesta segunda-feira (7), o orbitador se movia a 1.950 km/h. Ele deve andar mais 6 milhões de quilômetros até 17 de dezembro, quando atinge a órbita lunar.