Chegou a hora de passar medo!
Neste 31 de outubro é comemorado o Halloween, o famoso “Dia das Bruxas”. Além de uma data conhecida pelas festas à fantasia e pela frase “doces e travessuras”, é um dia que muitas pessoas tiram para assistir filmes de terror e suspense, aqueles que mais despertam medo.
E graças aos streamings, hoje temos uma grande variedade de títulos, sejam eles filmes, séries ou documentários. Pensando nisso, o Giz Brasil separou os dez melhores filmes de terror para assistir especialmente no Halloween. Se liga só:
O Exorcista (1973)
https://www.youtube.com/watch?v=cGAZPUKw3lU
Começando pelos clássicos! O Exorcista é a história de uma atriz que percebe que sua filha de 12 anos passa a ter comportamentos estranhos. Assustada, pede ajuda a um padre, que também é psiquiatra. A conclusão: a menina está possuída pelo demônio e somente um exorcismo salvará sua alma. Uma atuação memorável da atriz Linda Blair.
Lançado em 1973, o filme faz parte da era de ouro das produções de terror e um dos mais importantes do gênero. Mas, não é só seu enredo macabro que atrai o público. O longa tem fama de ser amaldiçoado e responsável por vários incidentes que aconteceram na vida de quem participou da produção.
Agora, o filme receberá um reboot pelas mãos de David Gordon Green, o mesmo diretor da trilogia Halloween, ainda sem data para estrear. Enquanto isso, você pode assistir ao original na HBO Max e Apple TV.
Poltergeist (1982)
40 anos se passaram e segue impossível falar em filmes de arrepiar sem citar este clássico. Lançado em 1982, “Poltergeist” conta a história de uma família que é constantemente visitada por fantasmas. A princípio, eles se manifestam movendo objetos, mas, com o passar do tempo, vão ficando cada vez mais assustadores e chegam até a sequestrar a filha mais nova por meio do televisor. Desesperados, os pais procuram uma mulher com poderes mediúnicos para ajudá-los.
Com essa trama, o filme entrega muitos sustos e momentos de tensão, e vale lembrar que Poltergeist foi produzido por Steven Spielberg e dirigido por Tobe Hooper, e faz parte de uma trilogia que conta ainda com Poltergeist 2 – O Outro Lado e Poltergeist 3 – O Capítulo Final. Você pode assistir ao longa na HBO Max, Apple TV e Google Play.
A Bruxa de Blair (1999)
Lançado em 1999, “A Bruxa de Blair” conta a história de três estudantes de cinema que embarcam nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo foi encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino. Um longa que agitou o cenário do terror pela forma como foi filmado.
“A Bruxa de Blair” está disponível no Star+ e HBO Max.
O Chamado (2002)
Impossível não lembrar deste remake clássico! A trama gira em torno de Rachel Keller (Naomi Watts), uma jornalista que decide investigar a misteriosa morte de sua sobrinha. Ela percebe a relação da morte dela e de várias outras mortes com um estranho vídeo, que faz com que todas as pessoas morram exatamente sete dias depois de assistir. Intrigada com a história, Rachel agora precisa descobrir um meio que impeça que a profecia se realize, já que ela e seu filho assistiram ao vídeo. O filme original é japonês (“Ringu”) e foi lançado em 1998.
“O Chamado” está disponível na Amazon Prime Video e Apple TV.
Jogos Mortais (2004)
Uma das franquias de terror mais famosas de todos os tempos, “Jogos Mortais” conta a história de Jigsaw, um assassino que possui uma marca registrada: deixar em suas vítimas uma cicatriz em forma de quebra-cabeças, que faz com que elas cometam atos agonizantes para se salvar. O detetive David Tapp (Danny Glover) é designado para investigar os assassinatos, bem como capturar seu autor. Porém o caminho evasivo seguido por Jigsaw leva o detetive a desenvolver uma obsessão por capturá-lo.
“Jogos Mortais” está disponível no HBO Max, Paramount+, Globo Play, Star+ e Prime Video.
A Hora do Pesadelo (2010)
“A Hora do Pesadelo” (“A Nightmare on Elm Street”), é um remake do clássico de terror de 1984. A trama conta a história de um grupo de adolescentes suburbanos que compartilha um vínculo: todos estão sendo perseguidos por Freddy Krueger, um assassino horrivelmente desfigurado que os caça durante seus sonhos. Quando acordados, eles protegem uns aos outros mas quando estão dormindo, não há escapatória.
Exibindo o chapéu que é a marca registrada de Freddy, um casaco de listras vermelhas e verdes e luvas com quatro lâminas, o filme é dirigido por Samuel Bayer e é produzido por Michael Bay. “A Hora do Pesadelo” se baseia em personagens criados por Wes Craven no seu sucesso de terror de 1984. O filme deu origem a uma das séries de terror mais inovadoras, bem sucedidas e duradouras, com sete sequências.
“A Hora do Pesadelo” está disponível na HBO Max.
Ouija – Origem do Mal (2016)
Em “Ouija: Origem do Mal”, sequência do sucesso de 2014, um grupo de amigos desavisados irá confrontar seus maiores medos quando soltam um espírito mal, que pertence a outra dimensão, e somente eles mesmos podem mandar de volta. Doris (Lulu Wilso) é uma garotinha solitária e pouco popular na escola. Sua mãe é especialista em aplicar golpes em clientes, fingindo se comunicar com espíritos. Mas quando Doris usa um tabuleiro de Ouija para se comunicar com o falecido pai, acaba liberando uma série de seres malignos que se apoderam de seu corpo e ameaçam todos ao redor.
“Ouija: Origem do Mal” está disponível no GloboPlay e Netflix
A Freira (2018)
Fazendo parte da franquia “Invocação do Mal”, em “A Freira”, após uma irmã cometer suicídio em um convento na Romênia, o Vaticano envia um padre atormentado e uma noviça para investigar o ocorrido. Arriscando suas vidas, a fé e até suas almas, os dois descobrem um segredo profano no local, confrontando-se com uma força do mal que toma a forma de uma freira demoníaca e transforma o convento num campo de batalha espiritual.
“A Freira” está disponível no HBO Max.
Halloween (2018)
Feito em comemoração aos 40 anos da saga, este “Halloween” retorna aos cinemas em uma conexão direta ao primeiro filme, lançado em 1978. Nessa linha do tempo, Michael Myers foge novamente do hospício onde está internado e volta à cidade para perseguir Laurie Strode. No entanto, ao pressentir que o assassino voltaria, Strode decide não recuar e quer enfrentá-lo frente à frente, desta vez com a ajuda de sua filha e neta.
O longa se passa quatro décadas após ter conseguido escapar do ataque de Michael Myers em uma noite de Halloween, e por isso Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) terá que confrontar o assassino mascarado pela última vez. Ela foi perseguida pela memória de ter sua vida por um triz, mas dessa vez, quando Myers retorna para a cidade de Haddonfield, ela está preparada.
A produção está disponível para compra ou aluguel no Apple TV, Google Play Filmes, Amazon Prime Video e Youtube.
Brinquedo Assassino (2019)
Andy (Gabriel Bateman) e sua mãe se mudam para uma nova cidade em busca de um recomeço. Preocupada com o desinteresse do filho em fazer novos amigos, Karen (Aubrey Plaza) decide dar a ele de presente de aniversário um boneco tecnológico que, além de ser o companheiro ideal para crianças e propor diversas atividades lúdicas, executa funções da casa sob comandos de voz. Os problemas começam a surgir quando o boneco Chuck se torna extremamente possessivo em relação a Andy e disposto a fazer qualquer coisa para afastar o garoto das pessoas que o amam.
“Brinquedo Assassino” está disponível no Amazon Prime Video e Telecine.