Tecnologia

Os 10 melhores jogos do ano segundo a revista Time

"Alan Wake 2", "Bladur's Gate 3", "Zelda" e mais: confira a lista de melhores jogos de 2023 segundo a revista Time

Os diversos títulos de altíssima qualidade lançados nos últimos meses, tornam 2023 um dos anos mais memoráveis da indústria dos games. A grande quantidade de bons jogos também faz o trabalho de quem constrói listas ou premia os melhores do ano um pouco mais difícil.

Nesta semana, a revista Time elegeu os dez melhores títulos do ano. Como de costume, a lista já foi alvo de críticas de pessoas que acreditam terem faltado a alguns games. Entre as ausências mais comentadas estão títulos como “Starfield”, “Hogwarts Legacy”, “HI-FI RUSH”, entre outros.

Infelizmente alguns ótimos títulos tiveram que ficar de fora, afinal a concorrência neste ano foi bastante pesada. Abaixo você pode conferir a lista de melhores jogos de 2023 da revista Time.

Alan Wake 2

O melhor jogo do ano, de acordo com a revista, foi “Alan Wake 2”, que chegou no final do ano com altíssima qualidade. O título conta com uma narrativa muito envolvente, com elementos de terror e suspense e vem impressionando bastante até mesmo os jogadores que não são tão chegados ao gênero de “survival horror”.

A aguardada sequência traz de volta Alan Wake, que ficou 13 anos preso no Dark Place e uma nova protagonista, a agente do FBI Saga Anderson, que investiga uma seita misteriosa em Bright Falls, uma pequena cidade em Washington.

Baldur’s Gate 3

Uma das maiores surpresas do ano e grande favorito de várias premiações de games ao redor do planeta, “Bladur’s Gate 3” é uma marco não só no gênero de RPG, mas também para a indústria dos games. O jogo tem sido muito elogiado pela narrativa baseada em decisões que podem levar os jogadores a mais de 1.000 finais diferentes.

Baseado no consagrado “Dungeons & Dragons”, o título é bem complexo e pode ser um pouco difícil para quem não está acostumado com jogos do gênero. Mesmo assim ele estourou a bolha dos entusiastas de RPG e tem atraído fãs de outros gêneros.

Marvel’s Spider-Man 2

“Marvel’s Spider-Man 2” é um verdadeiro presente para os amantes do cabeça de teia e fãs do universo Marvel. O jogo traz de volta Peter Parker enfrentando os desafios da vida adulta ao mesmo tempo em que salva Nova York de todo o tipo de mal, mas agora acompanhado de Miles Morales.

O personagem foi apresentado pela primeira vez em uma DLC, que fez um enorme sucesso no final de 2020, e agora é um dos protagonistas do exclusivo do PlayStation. Juntos, os aranhas enfrentam vilões icônicos como Kraven O Caçador, Venom, Homem de Areia entre outros.

The Legend of Zelda: Tears of The Kingdom

Após o sucesso de “Breath of The Wild”, “Tears of The Kingdom” foi mais outro grande acerto da Nintendo. Além de trazer de volta ao universo que cativou o mundo em 2017, os desenvolvedores trouxeram novas mecânicas, algo que deu um ar de novidade mesmo para quem jogou o anterior.

Resident Evil 4

Neste ano a Capcom lançou um remake de “Resident Evil 4”, um de seus títulos mais icônicos. O survival horror trouxe a mesma narrativa e os mesmos personagens, mas com gráficos atualizados e jogabilidade mais moderna, sendo considerado pelo público uma releitura digna de um dos maiores clássicos da história dos games.

O agente Leon S. Kennedy está de volta para salvar Ashley Graham, a filha do presidente do Estados Unidos, de um culto misterioso em uma pequena vila na Europa. O título conta com o mesmo enredo, mas com algumas adaptações narrativas para deixar a história mais envolvente.

Dead Space

Em sexto lugar temos o terceiro survival horror da lista — aparentemente o gênero fez bastante sucesso este ano — e o segundo remake. “Dead Space” desafia os jogadores a sobreviver em uma estação espacial repleta de mortos-vivos. O título é, sem sombra de dúvidas, um dos mais assustadores de 2023.

Um dos principais méritos do game é como a renderização gráfica e o design de áudio contribuem para a construção de uma atmosfera aterrorizante capaz de gerar vários sustos nos jogadores que tiveram a coragem de se aventurar na jornada proposta pelo jogo.

Super Mario Bros. Wonder

O próximo da lista é um título que foi muito subestimado por quem não é fã da Nintendo, mas que é revolucionário para o género de jogos de plataforma. “Super Mario Bros. Wonder” não cede nenhuma chance para os jogadores relaxarem, o título exige atenção máxima, uma vez que cada fase conta com um desafio completamente novo.

O novo formato tem atraído os jogadores mais jovens, que não são chegados ao estilo dos games de plataforma mais clássicos, mas mantém a atmosfera de familiaridade que continua cativando aquele público que segue firme como entusiasta do gênero.

Star Wars Jedi: Survivor

“Star Wars Jedi: Survivor” é a aguardada sequência de “Fallen Order”, que deu aos fãs da franquia a oportunidade de explorar o universo criado por George Lucas em sua própria aventura Jedi.

Os desenvolvedores trouxeram o que já tinha dado certo no título anterior, mas também atenderam ao feedback dos fãs e fizeram melhorias em vários aspectos criticados no antecessor. O resultado final deste cuidado foi, sem dúvida, um dos melhores jogos lançados ao longo de 2023.

Diablo 4

Depois de 11 anos, “Diablo” finalmente ganhou uma sequência. O projeto enfrentou problemas durante o desenvolvimento, é verdade, mas já é considerado pelos jogadores como um dos melhores títulos da franquia.

Além do sucesso de crítica e público, o “Diablo 4” é o responsável por fazer a Blizzard atingir arrecadações financeiras recordes. Neste ano a empresa superou, pela primeira vez em sua história, o faturamento de US$ 1 milhão, número impulsionado, principalmente, pelo sucesso de seu RPG. 

Dredge

Aposto que você não esperava “Dredge” na lista, mas o que aparenta ser um inocente jogo de pesca revela ser, na verdade, um desafiador game com horripilantes monstros marinhos que mais parecem ter sido tirados das mais assustadoras histórias de terror.

O jogo indie, desenvolvido pelo pequeno estúdio Black Salt Games, baseado na Nova Zelândia, é uma das maiores surpresas do ano. Além da proposta, que é bem interessante, o direção de arte do título chama bastante a atenção e é um dos aspectos que o credenciam a estar entre os melhores de 2023.

 

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas