A Mozilla liberou uma nova atualização para o Firefox que promete tornar a navegação na internet mais fluida e rápida.
Com a versão 105.0 – disponibilizada oficialmente no último dia 20 de setembro – a Mozilla promete um navegador que funciona melhor, mas sem gastar muita memória RAM do computador. Para isso, cinco novos recursos foram adicionados. São eles:
- O novo Firefox traz uma versão otimizada das operações computacionais SIMD, o que permite fazer pesquisas até 2 vezes mais rápidas de itens individuais em grandes listas.
- O navegador passou a ser compatível com a especificação User Timing L3, para oferecer uma melhor otimização na execução. Agora, também é menos provável que o Firefox enfrente problemas durante situações de pouca memória.
- Uma nova opção oferece a possibilidade de imprimir a página atual com mais facilidade, algo bem-vindo, principalmente, para aqueles que imprimem e-mails únicos em vez de tópicos inteiros.
- Para quem usa o touchpad no Windows, o Firefox ganhou navegação por gestos no histórico de páginas. Ao usar dois dedos para a esquerda ou direita, é possível navegar pelas páginas para trás ou para frente, em vez de ter que pressionar os botões avançar ou voltar. No macOS, a rolagem via touchpad também foi melhorada, para reduzir a rolagem diagonal não intencional.
- O Firefox também passa a suportar service workers particionados em contextos de terceiros. Esse recurso é usado, entre várias coisas, para oferecer suporte a APIs e aplicações Web que podem ser executadas off-line ou com conexão intermitente. Com a atualização, é possível registrar service workers em um iframe de terceiros e ele será particionado no domínio de nível superior.
Além dos novos recursos, a Mozilla afirma que o Firefox 105 corrige uma série de vulnerabilidades de segurança, incluindo uma considerada alta e duas moderadas.
O novo Firefox é compatível com os sistemas operacionais a partir do Windows 7 e macOS 10.12. Para baixar o navegador, clique aqui!
Saiba mais sobre o Firefox: