Antigamente a cobertura de carnaval nos jornais era bem simples: fotos de gostosas, informações sobre engarrafamentos na saída das cidades, número de ocorrências policiais, e depois da festa os garis tirando toneladas de lixo das ruas. Mas os grandes portais que precisam se atualizar a cada segundo esforçam-se para tirar leite de pedra e fazem coberturas cada vez mais complexas. Passamos alguns minutos clicando pelos infográficos mais bacanas(?) e reunimos os mais interessantes e bizarros links encontrados nesta internet de Deus para você se divertir com o carnaval. Ou não.

 

Globo EGO

No Ego você tem todo tipo de informação importante sobre o carnaval, como que a Moranguinho (ex-“Mulher Moranguinho”) brigou com o figurinista por causa do preço da fantasia (8 mil Reais! Onde já se viu!). Além de hard news, eles tem também um infográfico bonito mostrando quais as principais atrações de cada escola, além de um mapinha para identificar onde a sua sub-celebridade favorita irá desfilar ou passear pela praia. Prato cheio para stalkers.

 

Carnaval UOL

Já viu como as passistas brilham? Como elas parecem besuntadas em óleo? Você sabe se o emplastro sabiá é um bom “protetor íntimo”? O que é a misturinha? Todos esses segredos (e seus efeitos colaterais) são respondidos neste colorido e assustador infográfico do UOL.

 

Antes e depois

Como que um senhor de meia idade mal humorado vira um chefão de um jogo ruim de Neo Geo? Descubra nas fotos “Antes e Depois” que o iG fez para o tradicional e levemente perturbador Concurso Nacional de Fantasias do Baile do Jockey.

 

Globeleze se

Globeleze-se! Você sempre sonhou em ser a mulata globeleza mas achou que casar com o Hans Donner era ir longe demais? Você pode realizar sua fantasia com esta ferramenta da Globo: você escolhe o cabelo, o corpo, coloca uma fotinho sua e… Mentira, você vai colocar uma foto do chefe de setor que ninguém gosta, criar um videozinho, mandar para o Facebook e achar que só você e seus amigos riram. Passe no RH na quinta de manhã.

 

Carnaval R7

Chegou o dia de colocar o bloco na rua (o que quer que isso signifique) e você não sabe o que vestir. Boa notícia! Você não precisa de muito dinheiro para ficar ridículo. Com R$ 13 no comércio popular do Rio você compra um chapéu de cachorro-quente e com mais R$ 4 belos óculos dourados que farão aquele sucesso. O R7 tem um importante guia de preços para a indumentária festiva.

 

As rainhas e madrinhas de bateria de SP e Rio

Você já se pegou semi-acordado de madrugada, olhando para a TV e se perguntando “Minha mãe do céu, quem é essa mulher que tem a coxa maior que meu tórax?” Eu também nunca, mas o Terra fez esse útil guia para nos ajudar neste momento. No essencial Rainhas e Madrinhas de Bateria de Rio e SP você sabe quem a escola e você estarão homenageando.

 

FolhaCarnaval

A Folha criou um site todo em HTML5 (que ela chama de “app”) para que você possa olhar as melhores fotos de outros carnavais pelo Brasil em seu tablet e ver que há mulheres bem mais bonitas do que onde você está.

 

Beijaflorcristo1989

Carnaval e sustentabilidade — OK, este é o único link que nós genuinamente recomendamos. Esse e o do Globeleze-se. Carnaval é um negócio que gera muita sujeira e desperdício, então o chapa Inagaki fala da questão do “folião consciente”. Bônus: o clássico (e ótimo) Ilha das Flores no final.